dc.contributor.advisor | | |
dc.contributor.author | Claudio, Rebeca Barros | |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T12:42:44Z | |
dc.date.available | 2024-02-21T12:42:44Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | A desburocratização da junta comercial do estado do Ceará: um estudo empírico sobre impactos causados pela Pandemia da Covid-19 / Rebeca Claudio. - 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/249 | |
dc.description.abstract | This work investigates the measures adopted by the Commercial Board of Ceará and
its efficiency to reduce bureaucracy in public registry services in view of the COVID-19
pandemic. The methodology used is a qualitative approach, being an empirical study
type, in which interviews were conducted with the current president of JUCEC, Carolina
Monteiro, and with lawyers who need the work provided by the autarchy. Furthermore,
the relevance of this work is due to the great need for technological advances and less
bureaucracy in the registration processes in the Board of Trade in view of the great
surge in health and the economic crisis that we are going through. Thus, it is extremely
important that the Board of Trade of Ceará find solutions to bureaucratic problems, in
order to facilitate the taxpayer-citizen, in addition to bringing greater legal certainty and
reliability for both parties. With the empirical study based on interviews and research
on current legislation dealing with the most diverse issues relevant to this work, the
result obtained was that JUCEC reduced bureaucracy efficiently and effectively during
the period of the pandemic, thus making the faster and safer filing process for the
taxpayer and the municipality. And that its actions to modernize the system and
implement techniques for reducing bureaucracy, begun years before this health crisis,
made it easier to face the problems caused by COVID-19.
Keywords: Debureaucratization. JUCEC. COVID-19. Pandemic. Efficiency. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | DESBUROCRATIZAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Eficiência | pt_BR |
dc.title | A desburocratização da junta comercial do estado do Ceará: um estudo empírico sobre impactos causados pela Pandemia da Covid-19. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho investiga quais as medidas adotadas pela Junta Comercial do Ceará e
sua eficiência para desburocratizar os serviços de registros públicos diante da
pandemia no COVID-19. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, sendo
do tipo de estudo empírico, no qual, foram desenvolvidas entrevistas com a atual
presidente da JUCEC, Carolina Monteiro, e com advogados que necessitam do
trabalho prestado pela autarquia. Ademais, a relevância desse trabalho dá-se devido
à grande necessidade do avanço tecnológico e desburocrático dos processos de
registros nas Juntas Comercias diante do grande surto na saúde e crise econômica
que estamos passando. Assim, é de extrema importância que a Junta Comercial do
Ceará encontre soluções para as problemáticas burocráticas, afim de facilitar para o
contribuinte-cidadão, além de trazer uma maior segurança jurídica e confiabilidade
para ambas as partes. Com o estudo empírico baseado em entrevistas e pesquisas
em legislações vigentes que tratam sobre os mais diversos assuntos relevantes para
esse trabalho, o resultado obtido foi de que a JUCEC desburocratizou seus serviços
de forma eficiente e eficaz durante o período da pandemia, tornando assim, o
processo de arquivamento mais rápido e seguro para o contribuinte e para autarquia.
E que suas ações de modernização do sistema e implamentação de técnicas de
desburocratização começadas anos antes dessa crise sanitária, facilitou para
enfrentar os problemas acarretados pelo COVID-19.
Palavras-chave: Desburocratização. JUCEC. COVID-19. Pandemia. Eficiência. | pt_BR |