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dc.contributor.authorCunha, Deborah Maia
dc.date.accessioned2022-02-09T13:04:27Z
dc.date.available2022-02-09T13:04:27Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationMetodologias auxiliares no ensino das disciplinas de estruturas no campo da engenharia civil/ Deborah Maia / 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/67
dc.description.abstractThis work addresses the activities related to the development of an auxiliary teaching methodology. Such methodology consists in the use of structural parts in reduced size and in real size, which aims to facilitate the understanding of issues such as, strength of materials, concrete I and II, Theory of structures, among others, treated in the disciplines of structures in civil engineering courses, through a laboratory of structures. This project seeks to improve the understanding and stimulate the interest of new students in the understanding of the content and facilitate the learning of the disciplines of Structures in Civil Engineering. To achieve such purpose, it was thought the elaboration of a laboratory of structures, a laboratory that is still in process of project and that will be shown its use in future works, in it would be inserted prototypes, of different types and sizes that are present in this work, representing concepts such as, slimness index, bending, torsion, flambage, as well as a structure in real size, composed of beams and pillars illustrating the position of the reinforcements, types of reinforcements in beams, positions of the pillars, among other concepts. Through these prototypes, it is intended to include the student in their learning routine, show each theoretical concept, in a real way. For the execution of the materials were used several materials of easy access, being able to reproduce these prototypes to be used in different environments and in different institutions. It is worth pointing out that the chairs involving the concept of structures are the chairs of the course of civil engineering where are presented several theoretical concepts of the behavior of materials when subjected to stress, however, as will be explained throughout the work these prototypes come with the intention of making the learning experience more active and more understandable to students and easier to be transmitted by teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMetodologia Auxiliarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleMetodologias auxiliares no ensino das disciplinas de estruturas no campo da engenharia civil.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda as atividades relacionadas ao desenvolvimento de uma metodologia auxiliar de ensino. Tal metodologia consiste na utilização de peças estruturais em tamanho reduzido e em tamanho real, que tem como objetivo facilitar a compreensão de assuntos como, resistência dos materiais, concreto I e II, Teoria das estruturas, entre outros, tratados nas disciplinas de estruturas em cursos de engenharia civil, por meio de um laboratório de estruturas. Este projeto busca melhorar o entendimento e estimular o interesse de novos alunos na compreensão do conteúdo e facilitar a aprendizagem das disciplinas de Estruturas na Engenharia Civil. Para alcançar tal propósito, pensou-se na elaboração de um laboratório de estruturas, laboratório este que ainda está em processo de projeto e que será mostrada a sua utilização em trabalhos futuros, nele estariam inseridos protótipos, de diferentes tipos e tamanhos que estão presentes neste trabalho, representando conceitos como, índice de esbeltez, flexão, torção, flambagem, bem como uma estrutura em tamanho real, composta por vigas e pilares ilustrando posição das armaduras, tipos de armaduras em vigas, posições dos pilares, entre outros conceitos. Por meio desses protótipos, pretende-se incluir o aluno na sua rotina de aprendizagem, mostrar cada conceito teórico, de forma real. Para a execução dos materiais foram utilizados vários materiais de fácil acesso, podendo reproduzir esses protótipos a serem utilizados em diferentes ambientes e em diferentes instituições. Vale ressaltar que as cadeiras envolvendo o conceito de estruturas são as cadeiras do curso de engenharia civil aonde são apresentados diversos conceitos teóricos do comportamento de materiais quando submetidos a tensões, porém, como será explicado ao longo do trabalho esses protótipos vem com o intuito de tornar a experiência de aprendizagem mais ativa e mais compreensível aos discentes e mais fácil de ser transmitida pelos docentes.pt_BR


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