Mostrar registro simples

dc.contributor.authormedeiros, joão lucas lopes de
dc.date.accessioned2021-10-20T19:36:33Z
dc.date.available2021-10-20T19:36:33Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationPROJETO INTEGRADOR COMO ESTRATÉGIA DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE ENGENHARIA. / João Lucas Lopes de Medeiros / 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/51
dc.description.abstractNowadays, with globalization and the exacerbated growth of the economy, the need for qualified professionals is increasingly reinforced. This need imposed by the lack of more qualified agents has as a justification criterion the poor preparation received over the 5 years of the course, such that aligned the lack of opportunities and few work experiences, develops a professional who is not qualified to fill vacancies. greater professional stamp. The search for new quality standards has become a necessity for good performance at work. The new market of the 21st century seeks professionals with criteria of multidisciplinarity of knowledge and multifunctionality of competences in the scope of innovation and creation of solutions in the most typical connections between work areas. The present work studies a teaching model based on an integrative project, in which several steps are taken to develop an engineer capable of meeting the needs of the current market. Such methodology is based on divisions and teachings based on the interconnection of knowledge between disciplines where such knowledge, throughout the course are put into practice through the integration of disciplines, the integrative project discipline being the main part of this integration. Thus, this study aims to present and analyze the pedagogical proposal of Faculdade Ari de Sá through the use of the mental map that gave rise to the curricular matrix of the Civil Engineering course and through this analysis to propose improvements and changes aiming at a better theoretical application and practice throughout the semesterspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectProjeto Integrador.pt_BR
dc.subjectEnsino em Engenhariapt_BR
dc.subjectMetodologia Ativa.pt_BR
dc.subjectMultidisciplinaridadept_BR
dc.titleprojeto integrador como estratégia de metodologias ativas para o ensino de engenhariapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoNos dias atuais, com a globalização e o crescimento acelerado da economia, cada vez mais se reforça a necessidade de profissionais qualificados, proativos, criativos e com capacidade de desenvolver o pensamento crítico. Esta necessidade imposta pelo mercado de trabalho vai de encontro à metodologia tradicional de ensino recebida ao longo de 5 anos de curso. O mercado do século XXI busca profissionais com critérios de multidisciplinaridade do conhecimento e multifuncionalidade de competências no âmbito de inovação e criação de soluções nas mais típicas ligações entre áreas de trabalho. O presente trabalho estuda um modelo de ensino baseado em projeto integrador, onde nele são abordadas diversas etapas para desenvolvimento de um engenheiro apto a suprir as necessidades do mercado atual. Tal metodologia se baseia em divisões e ensinamentos baseados na interligação de conhecimentos entre disciplinas onde tais conhecimentos, ao longo do curso são postos em prática através da integração de disciplinas, sendo a disciplina de projeto integrador a parte principal dessa integração. Dessa forma, esse estudo tem o objetivo de apresentar e analisar a proposta pedagógica da Faculdade Ari de Sá através da utilização do mapa mental que deu origem a matriz curricular do curso de Engenharia Civil e através dessa análise propor melhorias e mudanças visando uma melhor aplicação teórica e prática ao longo dos semestres.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples