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dc.contributor.authorSousa, Maria Luiza Cavalcante de
dc.date.accessioned2024-02-20T19:31:00Z
dc.date.available2024-02-20T19:31:00Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationA tecnologia a serviço da mobilidade urbana em Fortaleza-CE / Maria Sousa. - 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/245
dc.description.abstractIn recent years, Fortaleza, as in other cities, has been experiencing a considerable increase in the fleet of circulating vehicles and one of the consequences is the decrease in the use of public transport and the increase in congestion, which has generated many mobility problems. With the coming of the 4th industrial revolution, where solutions to everyday problems have been sought with the use of technology to help this evolution. Given this scenario, this work seeks to evaluate the performance of the technology applied within the traffic light control system in the city of Fortaleza, comparing the performance of the operation at specific times and at times when the traffic light control operates in a fixed time regime, against the real-time demand traffic light controller. The method is divided between the SCOOT data consolidation stage and the graphical analysis of the traffic performance in each scenario, through the evaluation of speed, capacity, volume, travel time and service level variables. The results show the improvement in traffic in areas where intelligent transport systems are used. Keywords: SCOOT. Performance analysis. Technology performance in the urban environment. Traffic. Traffic light control.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectSCOOTpt_BR
dc.subjectAnálise de desempenhopt_BR
dc.subjectDesempenho de tecnologias no ambiente urbanopt_BR
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectControle semafóricopt_BR
dc.titleA tecnologia a serviço da mobilidade urbana em Fortaleza-CE.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, Fortaleza assim como em outras cidades, vem experimentando um aumento considerável na frota de veículos circulantes e uma das consequências é a diminuição do uso do transporte público e o aumento de congestionamentos, o que tem gerado muitos problemas de mobilidade. Com a vinda da 4ª revolução industrial, onde tem se procurados soluções para os problemas cotidianos com o uso da tecnologia no auxílio desta evolução. Diante deste cenário, este trabalho busca avaliar o desempenho da tecnologia aplicada dentro do sistema de controle semafórico de trânsito na cidade de Fortaleza, comparando o desempenho da operação em horários específicos e em momentos que o controle semafórico opera em regime de tempo fixo, contra o controlador semafórico por demanda em tempo real. O método está dividido entre a etapa de consolidação de dados do SCOOT e a análise gráfica do desempenho do tráfego em cada cenário, através da avaliação das variáveis de velocidade, capacidade, volume, tempo de deslocamento e nível de serviço. Os resultados evidenciam a melhoria no tráfego em áreas onde são utilizados sistemas inteligentes de transportes. Palavras-chave: SCOOT. Análise de desempenho. Desempenho de tecnologias no ambiente urbano. Transito. Controle semafórico.pt_BR


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