dc.contributor.author | Sousa, Maria Luiza Cavalcante de | |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T19:31:00Z | |
dc.date.available | 2024-02-20T19:31:00Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | A tecnologia a serviço da mobilidade urbana em Fortaleza-CE / Maria Sousa. - 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/245 | |
dc.description.abstract | In recent years, Fortaleza, as in other cities, has been experiencing a considerable
increase in the fleet of circulating vehicles and one of the consequences is the decrease
in the use of public transport and the increase in congestion, which has generated many
mobility problems. With the coming of the 4th industrial revolution, where solutions to
everyday problems have been sought with the use of technology to help this evolution.
Given this scenario, this work seeks to evaluate the performance of the technology
applied within the traffic light control system in the city of Fortaleza, comparing the
performance of the operation at specific times and at times when the traffic light control
operates in a fixed time regime, against the real-time demand traffic light controller. The
method is divided between the SCOOT data consolidation stage and the graphical
analysis of the traffic performance in each scenario, through the evaluation of speed,
capacity, volume, travel time and service level variables. The results show the
improvement in traffic in areas where intelligent transport systems are used.
Keywords: SCOOT. Performance analysis. Technology performance in the urban
environment. Traffic. Traffic light control. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | SCOOT | pt_BR |
dc.subject | Análise de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Desempenho de tecnologias no ambiente urbano | pt_BR |
dc.subject | Trânsito | pt_BR |
dc.subject | Controle semafórico | pt_BR |
dc.title | A tecnologia a serviço da mobilidade urbana em Fortaleza-CE. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, Fortaleza assim como em outras cidades, vem experimentando um
aumento considerável na frota de veículos circulantes e uma das consequências é a
diminuição do uso do transporte público e o aumento de congestionamentos, o que tem
gerado muitos problemas de mobilidade. Com a vinda da 4ª revolução industrial, onde
tem se procurados soluções para os problemas cotidianos com o uso da tecnologia no
auxílio desta evolução. Diante deste cenário, este trabalho busca avaliar o desempenho
da tecnologia aplicada dentro do sistema de controle semafórico de trânsito na cidade
de Fortaleza, comparando o desempenho da operação em horários específicos e em
momentos que o controle semafórico opera em regime de tempo fixo, contra o
controlador semafórico por demanda em tempo real. O método está dividido entre a
etapa de consolidação de dados do SCOOT e a análise gráfica do desempenho do
tráfego em cada cenário, através da avaliação das variáveis de velocidade, capacidade,
volume, tempo de deslocamento e nível de serviço. Os resultados evidenciam a
melhoria no tráfego em áreas onde são utilizados sistemas inteligentes de transportes.
Palavras-chave: SCOOT. Análise de desempenho. Desempenho de tecnologias no
ambiente urbano. Transito. Controle semafórico. | pt_BR |