dc.contributor.advisor | | |
dc.contributor.author | Sousa, Beatriz Bittencourt de Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T17:03:08Z | |
dc.date.available | 2023-03-31T17:03:08Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | O impacto da publicidade abusiva e enganosa nas mídias sociais e as sanções previstas no código de defesa do consumidor / Beatriz Sousa. -2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/109 | |
dc.description.abstract | Due to the great impact of social networks on our society, one of the main methods
being used to attract consumers is advertising on social media, which is gaining great relevance
and notoriety, becoming essential for the development of various businesses. Thus, it is possible
to say that the Consumer Protection Code was not included in our legislation by chance. Stores
are using this advertising strategy to further leverage their sales, as the online system gained
great strength and notoriety during the pandemic as well. The increase in consumption and sales
of different stores are depending on good advertising, and many companies use the wrong
marketing to achieve their goals, selling products where they don't always match the
advertisement, harming consumers and harming themselves as well. I add that, what must be
taken into account in a product or service sale is consumer satisfaction, this satisfaction is linked
to the safety and quality of the product or service purchased. Thus, there needs to be a balance
in the consumption relationships between consumer and supplier. It turns out that advertising
cannot be propagated without the use of principles and rules, as otherwise it can cause harm to
consumers, who are insufficiently informed. Thus, it is essential to regulate the Consumer
Defense Code so that abusive and misleading advertising is punished. The present research was
carried out through the following means of study: the history of advertising in brazil and the
evolution of social media, the differences in advertising and advertising, the differences in
abusive advertising and misleading advertising, the organizational system of advertising
control, the guiding principles that are applied in the Consumer Protection Code, CDC sanctions
and the responsibility of digital influencers. Thus, in this dissertation, theoretical research and
qualitative research methodology were used.
Keywords: 1. Abusive Advertising 2. Misleading advertising 3. Consumer Protection Code. 4.
Social Media. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Publicidade Abusiva | pt_BR |
dc.subject | Publicidade enganosa | pt_BR |
dc.subject | Código de Defesa do Consumidor | pt_BR |
dc.subject | Mídias sociais | pt_BR |
dc.title | O impacto da publicidade abusiva e enganosa nas mídias sociais e as sanções previstas no código de defesa do consumidor. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | Em virtude do grande impacto das redes sociais em nossa sociedade, um dos principais
métodos que está sendo utilizado pata atrair consumidores é a publicidade em mídias sociais,
que está ganhando grande relevância e notoriedade, se tornando indispensável para
desenvolvimento de diversos negócios. Assim, é possível dizer que o Código de Defesa do
Consumidor, não foi inserido em nosso ordenamento por um acaso. As lojas estão usando desta
estratégia de publicidade para alavancar ainda mais suas vendas, uma vez que, o sistema online
ganhou grande força e notoriedade durante a pandemia também. O aumento de consumo e as
vendas de diversas lojas estão dependendo de uma boa publicidade, e muitas empresas utilizam
o marketing errado para alcançar suas metas, vendendo produtos onde nem sempre condizem
com o anuncio, prejudicado os consumidores e se auto prejudicando também. Acrescento que,
o que deve ser levado em consideração em uma venda de produto ou serviço é a satisfação do
consumidor, essa satisfação está ligada a segurança e qualidade do produto ou serviço
comprado. Dessa forma, é preciso que haja um equilíbrio nas relações de consumo entre
consumidor e fornecedor. Acontece que, a publicidade não pode ser propagada sem a utilização
de princípios e regras, pois caso contrário pode causar danos aos consumidores, sendo estes
hipossuficientes de informações. Assim, torna-se indispensável a regulamentação a Código de
Defesa do Consumidor para que as publicidades abusivas e enganosas sejam punidas. A
presente pesquisa foi realizada através dos seguintes meios de estudo: a história da publicidade
no brasil e a evolução das mídias sociais, as diferenças da publicidade e propaganda, as
diferenças de publicidade abusiva e publicidade enganosa, o sistema organizacional de controle
da publicidade, os princípios norteadores que são aplicados no Código de Defesa do
Consumidor, as sanções do CDC e responsabilidade dos influencers digitais. Desse modo, na
presente dissertação foi utilizada a pesquisa teórica e a metodologia de pesquisa qualitativa.
Palavras-chave: 1. Publicidade Abusiva 2. Publicidade enganosa 3. Código de Defesa do
Consumidor. 4. Mídias sociais | pt_BR |