dc.contributor.author | Dos Santos, Joana Emília Maciel | |
dc.date.accessioned | 2022-03-09T17:05:08Z | |
dc.date.available | 2022-03-09T17:05:08Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Transtorno da infância e medicação: uma análise sobre o transtorno do espectro autista / Joana Emília Maciel dos Santos. - 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/78 | |
dc.description.abstract | The increase in childhood disorders and the respective drug prescriptions, aimed this article to
address an Analysis of Autism Spectrum Disorder (ASD). Thus, ASD is often diagnosed in
childhood and because of disordered behavior, communication and social interaction
difficulties, medications have been inserted to treat these symptoms. Considering the studies in
the national literature reported in this work, the cause of autism as well as the drugs that treat it
are still unknown. Thus, this study proposes to evaluate the understanding of parents about drug
prescription in childhood as a primary treatment proposal, in addition to investigating adverse
reactions and benefits of medication in the treatment, showing other interventions that are
indicated as therapy, seeking which of these have studies empirical evidence to prove its
effectiveness and those that may be harmful to the treatment. In summary, the research took
place in a private clinic in Fortaleza-Ce, the data collection instrument was a structured and
semi-structured interview, proposing a descriptive-exploratory design, of qualitative
proportion, based on the perspective of Behavior Analysis based on radical behaviorism. Four
people who received the diagnosis of ASD in their children were analyzed and it was possible
to trace the profile of the use of psychotropic drugs, the knowledge of the parents regarding
them and their treatments. Thus, the study is relevant because it prioritizes more information to
parents about effective medication and treatments.
Keywords: Childhood. Medication. Autism. Behavior Analysis | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Medicação;Infância | |
dc.relation.ispartofseries | Análise do Comportamento;Autismo | |
dc.title | Transtorno da infância e medicação: uma análise sobre o transtorno do espectro autista. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | O aumento de transtornos da infância e as respectivas prescrições medicamentosas, objetivou
o presente artigo a abordar uma Análise sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim,
o TEA frequentemente é diagnosticado na infância e por apresentar comportamentos
desordenados, dificuldade de comunicação e interação social, tem-se inserido medicamentos
para tratar estes sintomas. Diante dos estudos da literatura nacional relatados neste trabalho,
ainda é desconhecido a causa do autismo assim como fármacos que tratem o mesmo. Desta
forma o presente trabalho propõe avaliar a compreensão dos pais sobre a prescrição
medicamentosa na infância como proposta de tratamento primária, além de investigar as
reações adversas e benefícios da medicação no tratamento, mostrar outras intervenções que são
indicadas como terapia, buscando quais destas apresentam estudos empíricos que comprovem
sua eficácia e as que podem ser prejudiciais para o tratamento. Em síntese, a pesquisa ocorreu
em uma clínica particular de Fortaleza-Ce, o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista
estruturada e semiestruturada, propondo um delineamento descritivo-exploratório, de
proporção qualitativa, baseado na perspectiva da Análise do Comportamento fundamentada
pelo Behaviorismo Radical. Foram entrevistadas 4 (quatro) mães que receberam o diagnóstico
de TEA em seus filhos, sendo possível traçar o perfil do uso dos psicofármacos, o
conhecimentos dos pais referentes aos mesmos e seus tratamentos. Deste modo, o presente
trabalho identificou que é comum a inserção de prescrição medicamentosa no TEA, embora
todos já estejam realizando outras terapias, a intervenção farmacológica é utilizada por três dos
entrevistados e uma não aderiu, mas foi indicado a utilização. Assim, o estudo é relevante pois
prioriza maiores informações aos pais acerca da medicação e tratamentos.
Palavras-chave: Infância. Medicação. Autismo. Análise do Comportamento. | pt_BR |