dc.contributor.author | Medeiros, João Lucas Lopes De | |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T16:53:03Z | |
dc.date.available | 2022-03-07T16:53:03Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | Projeto integrador como estratégia de metodologias ativas para o ensino de engenharia / João Lucas Lopes De Medeiros / 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/72 | |
dc.description.abstract | Nowadays, with globalization and the exacerbated growth of the economy, the need
for qualified professionals is increasingly reinforced. This need imposed by the lack of
more qualified agents has as a justification criterion the poor preparation received over
the 5 years of the course, such that aligned the lack of opportunities and few work
experiences, develops a professional who is not qualified to fill vacancies. greater
professional stamp. The search for new quality standards has become a necessity for
good performance at work. The new market of the 21st century seeks professionals
with criteria of multidisciplinarity of knowledge and multifunctionality of competences
in the scope of innovation and creation of solutions in the most typical connections
between work areas. The present work studies a teaching model based on an
integrative project, in which several steps are taken to develop an engineer capable of
meeting the needs of the current market. Such methodology is based on divisions and
teachings based on the interconnection of knowledge between disciplines where such
knowledge, throughout the course are put into practice through the integration of
disciplines, the integrative project discipline being the main part of this integration.
Thus, this study aims to present and analyze the pedagogical proposal of Faculdade
Ari de Sá through the use of the mental map that gave rise to the curricular matrix of
the Civil Engineering course and through this analysis to propose improvements and
changes aiming at a better theoretical application and practice throughout the
semesters | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino em Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
dc.subject | Projeto Integrador | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Projeto integrador como estratégia de metodologias ativas para o ensino de engenharia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos dias atuais, com a globalização e o crescimento acelerado da economia, cada
vez mais se reforça a necessidade de profissionais qualificados, proativos, criativos e
com capacidade de desenvolver o pensamento crítico. Esta necessidade imposta pelo
mercado de trabalho vai de encontro à metodologia tradicional de ensino recebida ao
longo de 5 anos de curso. O mercado do século XXI busca profissionais com critérios
de multidisciplinaridade do conhecimento e multifuncionalidade de competências no
âmbito de inovação e criação de soluções nas mais típicas ligações entre áreas de
trabalho. O presente trabalho estuda um modelo de ensino baseado em projeto
integrador, onde nele são abordadas diversas etapas para desenvolvimento de um
engenheiro apto a suprir as necessidades do mercado atual. Tal metodologia se
baseia em divisões e ensinamentos baseados na interligação de conhecimentos entre
disciplinas onde tais conhecimentos, ao longo do curso são postos em prática através
da integração de disciplinas, sendo a disciplina de projeto integrador a parte principal
dessa integração. Dessa forma, esse estudo tem o objetivo de apresentar e analisar
a proposta pedagógica da Faculdade Ari de Sá através da utilização do mapa mental
que deu origem a matriz curricular do curso de Engenharia Civil e através dessa
análise propor melhorias e mudanças visando uma melhor aplicação teórica e prática
ao longo dos semestres. | pt_BR |