dc.contributor.author | cunha, deborah maia | |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T19:22:19Z | |
dc.date.available | 2021-10-20T19:22:19Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | METODOLOGIAS AUXILIARES NO ENSINO DAS DISCIPLINAS DE ESTRUTURAS NO CAMPO DA ENGENHARIA CIVIL. / Deborah Maia Cunha / 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/48 | |
dc.description.abstract | This work addresses the activities related to the development of an auxiliary teaching
methodology. Such methodology consists in the use of structural parts in reduced size
and in real size, which aims to facilitate the understanding of issues such as, strength
of materials, concrete I and II, Theory of structures, among others, treated in the
disciplines of structures in civil engineering courses, through a laboratory of structures.
This project seeks to improve the understanding and stimulate the interest of new
students in the understanding of the content and facilitate the learning of the disciplines
of Structures in Civil Engineering. To achieve such purpose, it was thought the
elaboration of a laboratory of structures, a laboratory that is still in process of project
and that will be shown its use in future works, in it would be inserted prototypes, of
different types and sizes that are present in this work, representing concepts such as,
slimness index, bending, torsion, flambage, as well as a structure in real size,
composed of beams and pillars illustrating the position of the reinforcements, types of
reinforcements in beams, positions of the pillars, among other concepts. Through
these prototypes, it is intended to include the student in their learning routine, show
each theoretical concept, in a real way. For the execution of the materials were used
several materials of easy access, being able to reproduce these prototypes to be used
in different environments and in different institutions. It is worth pointing out that the
chairs involving the concept of structures are the chairs of the course of civil
engineering where are presented several theoretical concepts of the behavior of
materials when subjected to stress, however, as will be explained throughout the work
these prototypes come with the intention of making the learning experience more
active and more understandable to students and easier to be transmitted by teachers. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Auxiliar | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Ativas | pt_BR |
dc.subject | Métodos de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | metodologias auxiliares no ensino das disciplinas de estruturas no campo da engenharia civil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda as atividades relacionadas ao desenvolvimento de uma
metodologia auxiliar de ensino. Tal metodologia consiste na utilização de peças
estruturais em tamanho reduzido e em tamanho real, que tem como objetivo facilitar
a compreensão de assuntos como, resistência dos materiais, concreto I e II, Teoria
das estruturas, entre outros, tratados nas disciplinas de estruturas em cursos de
engenharia civil, por meio de um laboratório de estruturas. Este projeto busca
melhorar o entendimento e estimular o interesse de novos alunos na compreensão do
conteúdo e facilitar a aprendizagem das disciplinas de Estruturas na Engenharia Civil.
Para alcançar tal propósito, pensou-se na elaboração de um laboratório de estruturas,
laboratório este que ainda está em processo de projeto e que será mostrada a sua
utilização em trabalhos futuros, nele estariam inseridos protótipos, de diferentes tipos
e tamanhos que estão presentes neste trabalho, representando conceitos como,
índice de esbeltez, flexão, torção, flambagem, bem como uma estrutura em tamanho
real, composta por vigas e pilares ilustrando posição das armaduras, tipos de
armaduras em vigas, posições dos pilares, entre outros conceitos. Por meio desses
protótipos, pretende-se incluir o aluno na sua rotina de aprendizagem, mostrar cada
conceito teórico, de forma real. Para a execução dos materiais foram utilizados vários
materiais de fácil acesso, podendo reproduzir esses protótipos a serem utilizados em
diferentes ambientes e em diferentes instituições. Vale ressaltar que as cadeiras
envolvendo o conceito de estruturas são as cadeiras do curso de engenharia civil
aonde são apresentados diversos conceitos teóricos do comportamento de materiais
quando submetidos a tensões, porém, como será explicado ao longo do trabalho
esses protótipos vem com o intuito de tornar a experiência de aprendizagem mais
ativa e mais compreensível aos discentes e mais fácil de ser transmitida pelos
docente | pt_BR |