dc.contributor.author | Lopes, Suele Tomaz Pinto | |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T12:13:36Z | |
dc.date.available | 2024-02-29T12:13:36Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Contribuições da psicologia clínica para o atendimento de crianças com transtorno do espectro autista / Suele Lopes. - 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/360 | |
dc.description.abstract | The present study focuses on the contributions of clinical psychology in the care of
children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The general objective of the
investigation, which used an integrative literature review as its methodology, is to analyze
how the clinical psychologist contributes to the care of children with ASD. The survey
with workers used the PRISMA Checklist. The descriptors Psychology AND Autism
AND Child were used. In the Pepsic Brasil, SciElo and Periódico CAPE databases.
Initially, 353 articles were identified and after the selection and exclusion process that
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would be empirical research, in the clinical area of psychology and with children up to
12 years old, which were published only in Brazilian Portuguese, 10 articles were
considered that corroborated the study. The results indicate that, regardless of the
psychologist's approach, he is able to provide care and understanding to the subject with
ASD. The caregivers' reports at the beginning of the monitoring process are highlighted
as being of great relevance for the conduct of the professional's actions, as well as for the
bond between the subjects involved for a better development of the child. Listening,
expression and recreation can contribute to the management of sessions as educational
factors. Therefore, it is understood that the identifications described here can provide a
new perspective on the care and reception of children on the autism spectrum. It is
understood that it is important to expand research and studies that collaborate with family
members, professionals and scientific studies, facilitating assistance and care with these
children.
KEYWORDS: Psychology; Autism; Child. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Contribuições da psicologia clínica para o atendimento de crianças com transtorno do espectro autista. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como tema as contribuições da psicologia clínica no atendimento
de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral da investigação,
que utilizou como metodologia a revisão integrativa da literatura, a analisar como o
psicólogo clínico contribui para o atendimento de crianças com TEA. O levantamento
dos trabalhos utilizou o Checklist PRISMA. Foram utilizados os descritores Psicologia
AND Autismo AND Criança. Nas bases de dados Pepsic Brasil, SciElo e Periódico
CAPES. No princípio, foram identificados 353 artigos e após o processo de seleção e
exclusão que seriam pesquisas empíricas, no campo clínico da psicologia e com crianças
até 12 anos de idade, que fossem publicadas só em português Brasil, foram considerados
10 artigos que corroboraram com o estudo. Os resultados apontam que,
independentemente da abordagem do psicólogo, ele consegue realizar atendimento e
compreensão do sujeito com TEA. Os relatos dos cuidadores no início do processo de
acompanhamento são destacados como de grande relevância para a condução das ações
do profissional, assim como o vínculo entre os sujeitos envolvidos para um melhor
desenvolvimento da criança. A escuta, expressão e recreação podem contribuir no manejo
das sessões como fatores educativos. Desta forma, compreende-se que as identificações
descritas aqui podem proporcionar uma nova perspectiva de atendimento e acolhimento
das crianças no espectro autista. Entende-se que é importante ampliar pesquisas e estudos
que colaborem com os familiares, profissionais e estudos científicos, facilitando o auxílio
e o cuidado com o atendimento desenvolvido com estas crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Psicologia; Autismo; Criança. | pt_BR |