dc.contributor.author | Teles, Yasmim Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T19:26:28Z | |
dc.date.available | 2024-02-28T19:26:28Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | A influência das redes sociais na autoestima e autoimagem de jovens mulheres no brasil. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/358 | |
dc.description.abstract | In the current context, with technological changes, the constant sharing of personal life
on social networks and the consumption of media content has become increasingly
common. This dissemination, in the virtual space, of lifestyles, consumption habits and
body images can have negative impacts on female self-esteem and the way young
women perceive their image of themselves. Considering this problem, this article's main
objective is to analyze how social networks influence the self-esteem and self-image of
young women in Brazil, highlighting the widespread aesthetic standards and how this
affects the consumption of this analyzed group. The work explores the different forms
of interaction on social networks, with the main theoretical discussions being the
selective exposure of images, the cult of the perfect body, imposed beauty standards and
low self-esteem as a market construction device. For the methodology, of a qualitative
nature, a bibliographical review was used, developed through the collection of reading
materials on the subject in the following databases and search tools: Google Scholar,
Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PEPSIC and Scientific Etetronic
Library - SCIELO. As the main results collected by the investigation, we can point out
the possibility of there being a series of internal conflicts, among young users, which
are caused by the perception of their own reality, which often does not correspond with
what is seen in the virtual world, as well as the impact which can cause frustration in
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women's mental health for not being able to follow the lifestyle propagated by digital
influencers, which is difficult for the vast majority of the population to achieve.
KEYWORDS: Social Networks. Self-esteem. Self-image. Woman. Consume. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Autoestima | pt_BR |
dc.subject | Autoimagem | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.title | A influência das redes sociais na autoestima e autoimagem de jovens mulheres no brasil. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto atual, com as mudanças tecnológicas, tornou-se cada vez mais comum o
compartilhamento constante da vida pessoal nas redes sociais e o consumo de conteúdo
midiático. Essa divulgação, no espaço virtual, de estilos de vida, hábitos de consumo e
imagens corporais pode causar impactos negativos na autoestima feminina e na forma
como as mulheres jovens percebem a imagem de si mesmas. Considerando essa
problemática, este artigo possui como objetivo principal analisar de que maneira as
redes sociais influenciam na autoestima e autoimagem de jovens mulheres no Brasil,
destacando os padrões estéticos disseminados e como isso afeta o consumo dessa
parcela analisada. O trabalho explora as diferentes formas de interação nas redes sociais,
tendo como principais discussões teóricas a exposição seletiva de imagens, o culto ao
corpo perfeito, os padrões de beleza impostos e a baixa autoestima como dispositivo de
construção de mercado. Para a metodologia, de caráter qualitativo, utilizou-se a revisão
de literatura, desenvolvida por meio da coleta de materiais de leitura sobre a temática
nas seguintes bases de dados e ferramentas de busca: Google Acadêmico, PEPSIC e
SCIELO. Como principais resultados coletados pela investigação, podemos apontar a
possibilidade de haver uma série de conflito, nas usuárias jovens, que se dão pela
percepção da própria realidade, que muitas vezes não corresponde com o que se vê no
mundo virtual, bem como o impacto que pode ocasionar na saúde mental das mulheres a
frustração por não conseguirem seguir o estilo de vida propagado pelas influenciadoras
digitais, que é dificilmente alcançado pela imensa maioria da população.
PALAVRAS-CHAVE: Redes sociais. Autoestima. Autoimagem. Mulher. Consumo. | pt_BR |