dc.contributor.author | Duarte, Victor Rafael Bezerra | |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T12:11:59Z | |
dc.date.available | 2024-02-26T12:11:59Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Transporte coletivo sob demanda em Fortaleza-CE / Victor Duarte. - 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/315 | |
dc.description.abstract | Urban Mobility in Brazil is a topic that has been gaining space in great social environments,
due to the uncontrolled growth of individual forms of transport in larger cities. Through new
methods and technologies aligned with the modes of transportation, a new alternative category
of transports arises: the On-Demand Colletive Transportation, which allows, in its operations,
the minimization of the exposed problematic. That new modality of transports in Brazil had two
cities as pilot project: Goiania/GO (CityBus); and the second city to implement that new model
was Fortaleza/CE (TopBus+). The On-Demand Collective Transport services viabilizes, in its
form of operation, a promotion of a higher quality in service deliveries, prioritizing the comfort
and security of it’s customers, while also looking for an optimized expansion of the vehicle
fleet, in order to decrease the use of private vehicles in urban displacements and stimulate the
use of public transports, which has been in decline over the last years. This research is based in
evaluating not only the operations of TopBus+, but also the attractive aspects that the customers
take into consideration in Fortaleza/CE, which has been made by collecting data of TopBus’
own system and elaborating a public-facing survey. Through this study and the view of the
interviewed audience, it has been possible to verify the following informations: the factors of
attraction when it comes to means of transportation, the target-audience’s openness to
experiencing that new system, and the growing demand for new transports. However, the
parcial data provided by TopBus’ Corporation did not enable us to pursue our analysis, based
on the information of it’s monthly amount of clients. From those results, we can conclude that,
although we have a defined perspective on the found records with the participants of the said
survey, it’s possible, with the reached data and the updated inner evidence from TopBus+, to
converge both information, and immediately evaluate, in a qualitative scope, the opinions on
those services delivered to active users, correlating them with non-active customers. Having
said that, strategies of communication focusing on the optimized expansion in new areas of
TopBus’ service provision are enabled, by the suppressed demand, once it’s seen that it would
elevate the level of consciousness of non-active clients during the making of the survey.
Keywords: Transport. TopBus+. Mobility. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Transporte Coletivo Sob Demanda | pt_BR |
dc.subject | Transporte | pt_BR |
dc.subject | TopBus+ | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade | pt_BR |
dc.title | Transporte coletivo sob demanda em Fortaleza-CE. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | A mobilidade urbana no Brasil é um tema que vem ganhando espaço em grandes pautas sociais,
devido ao crescimento desordenado de meios de transportes individuais nas grandes cidades.
Através de novos métodos e tecnologias atreladas aos meios de locomoção, surge uma nova
forma alternativa de transporte: o transporte coletivo sob demanda, o qual permite, na sua
operação, a minimização da problemática evidenciada. Essa nova modalidade de transportes,
no Brasil, teve como projeto piloto a cidade de Goiânia/GO (CityBus), e a segunda cidade a
implementar essa modalidade de transportes foi Fortaleza/CE (TopBus+). Os serviços de
transporte coletivo sob demanda viabilizam, em sua operação, promover uma melhor qualidade
na prestação dos serviços, priorizando o conforto e a segurança dos usuários, e ao mesmo
tempo, buscando uma expansão otimizada da frota, a fim diminuir o uso de veículos particulares
nas viagens urbanas e incentivar o uso do transporte público, que se encontra em queda nos
últimos anos. A pesquisa é baseada em avaliar tanto as operações do sistema TopBus+, como
os fatores de atratividade dos usuários na cidade de Fortaleza/CE, através da coleta de dados do
próprio sistema do TopBus+ e da elaboração de questionário voltado para um público aberto.
Através deste trabalho, e sob a ótica do público entrevistado, foi possível verificar as seguintes
informações: quais são os fatores atrativos na escolha de um meio de transporte, a abertura o
público-alvo a ter experiências com essa nova modalidade de transporte, e a crescente demanda
da utilização desses novos serviços. Entretanto, os dados parciais disponibilizados pela empresa
TopBus+ não nos permitiu a continuidade da análise realizada, com base na informação de
quantidade de clientes atendidos mensalmente. A partir desses resultados, podemos concluir
que, embora tenhamos uma perspectiva definida nos resultados encontrados com o público
participante do questionário elaborado, é possível, com o compartilhamento atualizado dos
dados internos do TopBus+, convergir ambas as informações e, em seguida, avaliar em âmbito
qualitativo a opinião sobre os serviços prestados aos usuários ativos relacionando-a com os
usuários não ativos. Assim, possibilitam-se estratégias de comunicação cujo foco esteja na
expansão otimizada em novas áreas de prestação de serviços da TopBus+, por meio da demanda
reprimida, visto que elevaria o nível de consciência dos usuários não ativos durante a aplicação
dos questionários de pesquisa.
Palavras-chave: Transporte. TopBus+. Mobilidade. | pt_BR |