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dc.contributor.authorSilveira, Maria Eduarda Castro
dc.date.accessioned2024-02-22T17:48:12Z
dc.date.available2024-02-22T17:48:12Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationConcreto com uso de fibras de resíduo de borracha de pneu como substituição parcial ao agregado miúdo convencional para pavimento rígido / Maria Silveira. - 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/300
dc.description.abstractThis research approaches the comparison between a simple concrete pavement and a concrete pavement with fine aggregate modified by the use of tire residue. In this way, it is expected to help improve the scenario of accumulation and incorrect destination of the waste tire, aiming at reducing the environmental impact, giving the material a new function. For this, the axial compressive strength at 7 days and 28 days and the flexural tensile strength at 28 days were compared between rigid paving with plain concrete and rigid paving with fiber-modified concrete. tire rubber waste. The partial replacement (in mass with specific mass compensation) of the conventional fine aggregate by the tire rubber fiber residue was proposed in the following proportions: 0% (REF), 25% (25RBP) and 50% (50 RBP). In order to maintain the consistency of the concrete in all the studied mixes, without altering the water/cement ratio, a superplasticizing chemical additive based on polycarboxylates was used. It was observed that tire rubber helps in the deformability of concrete, however, it decreases axial compressive strength and flexural tensile strength. Therefore, it is concluded that it is possible to partially replace the conventional fine aggregate by the tire rubber residue for concrete of rigid pavements, however, the replacement content will depend on the project situation. As a result of the proportional study, a strength was inversely the amount of rubber content replaced. We could notice the specimens taking different shapes during the rupture tests, where either REF present the largest test tests of axial models and the traces with replacement of the smallest value (25BP and 50R) show a deformity at the insertion of the tire rubber a greater deformability to concrete, creating anchors along the piece, not disintegrating even after rupture. Keywords: Concrete. Concrete using Tire. Rigid Floor. Pavement with use of Tire. Tire as fine's Aggregate.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectConcreto com uso de Resíduo de Pneupt_BR
dc.subjectPavimento Rígidopt_BR
dc.subjectPneu como agregado miúdopt_BR
dc.titleConcreto com uso de fibras de resíduo de borracha de pneu como substituição parcial ao agregado miúdo convencional para pavimento rígido.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a comparação entre um pavimento de concreto simples e um pavimento de concreto com agregado miúdo modificado por uso de resíduo de pneu. Dessa forma, espera se ajudar a melhorar o cenário de acúmulo e incorreta destinação do pneu inservível, visando a diminuição no impacto ambiental, dando ao material uma nova função. Para isso, foi feita a comparação da resistência à compressão axial, aos 7 dias e aos 28 dias, e da resistência à tração na flexão, aos 28 dias, entre a pavimentação rígida com concreto simples e a pavimentação rígida com concreto modificado com fibra de resíduos de borracha de pneu. A substituição parcial (em massa com compensação da massa específica) do agregado miúdo convencional pelo resíduo de fibra de borracha de pneu foi proposta nas seguintes proporções: 0% (REF), 25% (25RBP) e 50% (50 RBP). Tendo em vista a manutenção da consistência do concreto em todos os traços estudados, não alterando a relação água/cimento, foi utilizado um aditivo químico superplastificante à base de policarboxilatos. Observou-se que a borracha de pneu auxilia na deformabilidade do concreto, porém, diminui resistência à compressão axial e resistência à tração na flexão. Logo, conclui-se que é possível substituir parcialmente o agregado miúdo convencional pelo resíduo de borracha de pneu para concreto de pavimentos rígidos, porém, o teor de substituição dependerá da situação de projeto. Como resultado do estudo, tivemos uma resistência inversamente proporcional a quantidade do teor de borracha substituído. Pudemos notar durante os ensaios que os corpos de prova tomaram formas diferentes durante os ensaios de ruptura, onde o traço REF apresentou maior fragilidade no ensaio de compressão axial e os traços com substituição do agregado (25RBP e 50RBP) mostram uma deformidade menor, a inserção da borracha de pneu promoveu uma maior deformabilidade aos concretos, criando ancoragens ao longo da peça, não desagregando-a mesmo após a ruptura. Palavras-chave: Concreto. Concreto com uso de Pneu. Pavimento Rígido. Pavimento com uso de Pneu. Pneu como Agregado miúdo.pt_BR


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