dc.contributor.author | Silveira, Maria Eduarda Castro | |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T17:48:12Z | |
dc.date.available | 2024-02-22T17:48:12Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Concreto com uso de fibras de resíduo de borracha de pneu como substituição parcial ao agregado miúdo convencional para pavimento rígido / Maria Silveira. - 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/300 | |
dc.description.abstract | This research approaches the comparison between a simple concrete pavement and a concrete
pavement with fine aggregate modified by the use of tire residue. In this way, it is expected to
help improve the scenario of accumulation and incorrect destination of the waste tire, aiming at
reducing the environmental impact, giving the material a new function. For this, the axial
compressive strength at 7 days and 28 days and the flexural tensile strength at 28 days were
compared between rigid paving with plain concrete and rigid paving with fiber-modified
concrete. tire rubber waste. The partial replacement (in mass with specific mass compensation)
of the conventional fine aggregate by the tire rubber fiber residue was proposed in the following
proportions: 0% (REF), 25% (25RBP) and 50% (50 RBP). In order to maintain the consistency
of the concrete in all the studied mixes, without altering the water/cement ratio, a
superplasticizing chemical additive based on polycarboxylates was used. It was observed that
tire rubber helps in the deformability of concrete, however, it decreases axial compressive
strength and flexural tensile strength. Therefore, it is concluded that it is possible to partially
replace the conventional fine aggregate by the tire rubber residue for concrete of rigid
pavements, however, the replacement content will depend on the project situation. As a result
of the proportional study, a strength was inversely the amount of rubber content replaced. We
could notice the specimens taking different shapes during the rupture tests, where either REF
present the largest test tests of axial models and the traces with replacement of the smallest
value (25BP and 50R) show a deformity at the insertion of the tire rubber a greater deformability
to concrete, creating anchors along the piece, not disintegrating even after rupture.
Keywords: Concrete. Concrete using Tire. Rigid Floor. Pavement with use of Tire. Tire as
fine's Aggregate. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Concreto | pt_BR |
dc.subject | Concreto com uso de Resíduo de Pneu | pt_BR |
dc.subject | Pavimento Rígido | pt_BR |
dc.subject | Pneu como agregado miúdo | pt_BR |
dc.title | Concreto com uso de fibras de resíduo de borracha de pneu como substituição parcial ao agregado miúdo convencional para pavimento rígido. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a comparação entre um pavimento de concreto simples e um pavimento
de concreto com agregado miúdo modificado por uso de resíduo de pneu. Dessa forma, espera se ajudar a melhorar o cenário de acúmulo e incorreta destinação do pneu inservível, visando a
diminuição no impacto ambiental, dando ao material uma nova função. Para isso, foi feita a
comparação da resistência à compressão axial, aos 7 dias e aos 28 dias, e da resistência à tração
na flexão, aos 28 dias, entre a pavimentação rígida com concreto simples e a pavimentação
rígida com concreto modificado com fibra de resíduos de borracha de pneu. A substituição
parcial (em massa com compensação da massa específica) do agregado miúdo convencional
pelo resíduo de fibra de borracha de pneu foi proposta nas seguintes proporções: 0% (REF),
25% (25RBP) e 50% (50 RBP). Tendo em vista a manutenção da consistência do concreto em
todos os traços estudados, não alterando a relação água/cimento, foi utilizado um aditivo
químico superplastificante à base de policarboxilatos. Observou-se que a borracha de pneu
auxilia na deformabilidade do concreto, porém, diminui resistência à compressão axial e
resistência à tração na flexão. Logo, conclui-se que é possível substituir parcialmente o
agregado miúdo convencional pelo resíduo de borracha de pneu para concreto de pavimentos
rígidos, porém, o teor de substituição dependerá da situação de projeto. Como resultado do
estudo, tivemos uma resistência inversamente proporcional a quantidade do teor de borracha
substituído. Pudemos notar durante os ensaios que os corpos de prova tomaram formas
diferentes durante os ensaios de ruptura, onde o traço REF apresentou maior fragilidade no
ensaio de compressão axial e os traços com substituição do agregado (25RBP e 50RBP)
mostram uma deformidade menor, a inserção da borracha de pneu promoveu uma maior
deformabilidade aos concretos, criando ancoragens ao longo da peça, não desagregando-a
mesmo após a ruptura.
Palavras-chave: Concreto. Concreto com uso de Pneu. Pavimento Rígido. Pavimento com uso
de Pneu. Pneu como Agregado miúdo. | pt_BR |