dc.contributor.author | Gouveia, Daniel Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T12:26:04Z | |
dc.date.available | 2023-05-02T12:26:04Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Comparação entre pavimentos dimensionados com os métodos do DNER (1981) e MEDINA (2018): estudo de caso com solos de subleito da cidade de João Pessoa/PB / Daniel Gouveia. - 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/171 | |
dc.description.abstract | The Brazilian asphalt-paving scene is changing. It is being developed a new method
for pavements design, according to a mecanística-empírica procedure, in order to
replace the current method, which is merely empirical. In relation to this situation, this
article aims to present a comparative analysis between asphalt pavement structures
designed by the current method of DNER (1981) and the new National Design Method
(MeDiNa), using two different soils from João Pessoa – PB. The structures designed
by DNER (1981) were inefficient towards the fatigue cracking and permanent
deformation, during the lifetime project. The structures projected by MeDiNa showed
a satisfactory behavior, attending the established limits. It was verified that the
pavements design through the National Design Method (MeDiNa) can effectively
satisfy the population demands, in comparison to the current method.
Keywords: Sizing of Road Structures. Floor Structures. Flexible floors | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos Flexíveis | pt_BR |
dc.subject | Estruturas de Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento de Estruturas Rodoviárias | pt_BR |
dc.title | Comparação entre pavimentos dimensionados com os métodos do DNER (1981) e MEDINA (2018): estudo de caso com solos de subleito da cidade de João Pessoa/PB. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | O cenário da pavimentação asfáltica brasileira é de mudanças. Está em
desenvolvimento um novo método de dimensionamento de estruturas rodoviárias,
considerando uma rotina mecanística-empírica, que busca substituir o método
vigente, puramente empírico. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo
apresentar uma análise comparativa entre estruturas de pavimentos flexíveis
dimensionadas pelo método atual vigente do DNER (1981) e pelo Método de
Dimensionamento Nacional (MeDiNa), considerando a utilização de dois solos da
cidade de João Pessoa – PB. As estruturas projetadas pelo DNER (1981)
apresentaram ineficiência quanto ao trincamento por fadiga e a deformação
permanente, no período de projeto. Já as estruturas projetadas pelo MeDiNa
apresentaram bom comportamento, ficando dentro dos limites impostos. Constatouse que o dimensionamento através do MeDiNa pode satisfazer de maneira mais
eficiente as necessidades do setor e dos usuários dos pavimentos, se comparado ao
método atual.
Palavras-chave: Dimensionamento de Estruturas rodoviárias. Estruturas de
Pavimentos. Pavimentos flexíveis. | pt_BR |