dc.contributor.author | Silveira, Jessica da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T17:52:18Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T17:52:18Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Compreensão da depressão infantil e as principais estratégias terapêuticas utilizadas no tratamento a partir da terapia cognitivo-comportamental / Jessica Silveira. - 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/119 | |
dc.description.abstract | Major depressive disorder has been increasingly recognized in childhood in recent
decades, becoming a public health problem. However, it has recently become a field
of scientific interest, and it is still a subject little explored in Brazilian literature. Thus,
the present work has as main objective to investigate the main aspects present in the
treatment and the main interventions used.from the contributions of CognitiveBehavioral Therapy. Therefore, exploratory research was used to study the theme, in
order to better understand childhood depression through previously published
materials. The results indicate that the treatment involves different scientifically based
therapeutic strategies, such as psychoeducation, cognitive restructuring, problemsolving training, social skills training, programming of pleasurable activities and parent
training. Despite the limitations found in the literature, it is concluded that the published
studies present important discussions and effective cognitive-behavioral strategies in
the treatment of childhood depression. From this study, it is clear the importance of
developing more research on the treatment to assist in the clinical management of
depressive children and thus carry out an adequate treatment through scientifically
based practices, minimizing the suffering and damages resulting from the disorder.
Keywords: Childhood Depression. Therapeutic strategies. Cognitive behavioral
therapy. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Depressão Infantil | pt_BR |
dc.subject | Estratégias terapêuticas | pt_BR |
dc.subject | Terapia cognitivo-comportamental | pt_BR |
dc.title | Compreensão da depressão infantil e as principais estratégias terapêuticas utilizadas no tratamento a partir da terapia cognitivo-comportamental. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | O transtorno depressivo maior tem sido cada vez mais reconhecido na infância nas
últimas décadas, tornando-se problema de saúde pública. Contudo, tornou-se campo
de interesse científico recentemente, sendo ainda hoje, uma temática pouco explorada
na literatura brasileira. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo principal
investigar os principais aspectos presentes no tratamento e as principais intervenções
utilizadas a partir das contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental. Portanto,
utilizou-se a pesquisa exploratória visando estudar a temática, de modo a
compreender melhor a depressão infantil por meio de materiais já publicados. Os
resultados apontam que o tratamento envolve diferentes estratégias terapêuticas
embasadas cientificamente, como psicoeducação, reestruturação cognitiva, treino de
resolução de problemas, treinamento de habilidades sociais, programação de
atividades prazerosas e treinamento de pais. Apesar das limitações encontradas na
literatura, conclui-se que os estudos publicados apresentam discussões importantes
e estratégias cognitivo-comportamentais eficazes no tratamento da depressão infantil.
A partir desse estudo, fica clara a importância de desenvolver mais pesquisas acerca
do tratamento para auxiliar no manejo clínico com crianças depressivas e assim
realizar um tratamento adequado por meio de práticas embasadas cientificamente,
minimizando o sofrimento e os prejuízos decorrentes do transtorno.
Palavras-chave: Depressão Infantil. Estratégias terapêuticas. Terapia cognitivocomportamental. | pt_BR |