Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Jessica da Silva
dc.date.accessioned2023-04-11T17:52:18Z
dc.date.available2023-04-11T17:52:18Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCompreensão da depressão infantil e as principais estratégias terapêuticas utilizadas no tratamento a partir da terapia cognitivo-comportamental / Jessica Silveira. - 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/119
dc.description.abstractMajor depressive disorder has been increasingly recognized in childhood in recent decades, becoming a public health problem. However, it has recently become a field of scientific interest, and it is still a subject little explored in Brazilian literature. Thus, the present work has as main objective to investigate the main aspects present in the treatment and the main interventions used.from the contributions of CognitiveBehavioral Therapy. Therefore, exploratory research was used to study the theme, in order to better understand childhood depression through previously published materials. The results indicate that the treatment involves different scientifically based therapeutic strategies, such as psychoeducation, cognitive restructuring, problemsolving training, social skills training, programming of pleasurable activities and parent training. Despite the limitations found in the literature, it is concluded that the published studies present important discussions and effective cognitive-behavioral strategies in the treatment of childhood depression. From this study, it is clear the importance of developing more research on the treatment to assist in the clinical management of depressive children and thus carry out an adequate treatment through scientifically based practices, minimizing the suffering and damages resulting from the disorder. Keywords: Childhood Depression. Therapeutic strategies. Cognitive behavioral therapy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectDepressão Infantilpt_BR
dc.subjectEstratégias terapêuticaspt_BR
dc.subjectTerapia cognitivo-comportamentalpt_BR
dc.titleCompreensão da depressão infantil e as principais estratégias terapêuticas utilizadas no tratamento a partir da terapia cognitivo-comportamental.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoO transtorno depressivo maior tem sido cada vez mais reconhecido na infância nas últimas décadas, tornando-se problema de saúde pública. Contudo, tornou-se campo de interesse científico recentemente, sendo ainda hoje, uma temática pouco explorada na literatura brasileira. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar os principais aspectos presentes no tratamento e as principais intervenções utilizadas a partir das contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental. Portanto, utilizou-se a pesquisa exploratória visando estudar a temática, de modo a compreender melhor a depressão infantil por meio de materiais já publicados. Os resultados apontam que o tratamento envolve diferentes estratégias terapêuticas embasadas cientificamente, como psicoeducação, reestruturação cognitiva, treino de resolução de problemas, treinamento de habilidades sociais, programação de atividades prazerosas e treinamento de pais. Apesar das limitações encontradas na literatura, conclui-se que os estudos publicados apresentam discussões importantes e estratégias cognitivo-comportamentais eficazes no tratamento da depressão infantil. A partir desse estudo, fica clara a importância de desenvolver mais pesquisas acerca do tratamento para auxiliar no manejo clínico com crianças depressivas e assim realizar um tratamento adequado por meio de práticas embasadas cientificamente, minimizando o sofrimento e os prejuízos decorrentes do transtorno. Palavras-chave: Depressão Infantil. Estratégias terapêuticas. Terapia cognitivocomportamental.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples