dc.contributor.author | Oliveira, Eduardo Pereira Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T13:09:51Z | |
dc.date.available | 2023-04-04T13:09:51Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Implicações da LGBTfobia na formação escolar de pessoas LGBTQIA+ / Eduardo Oliveira. -2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/115 | |
dc.description.abstract | This study aimed to explore the relationship between LGBTphobia and the impact on the
schooling of LGBTQIA+ people. Through qualitative research with integrative review, works
between 2015 and 2021 were consulted, and it was found that, besides the precarious training
concerning the understanding of demands in sexual and gender diversity in schools, managers
and educators are not yet able to deal with situations of LGBTphobia in school institutions,
and often corroborate the practice of this behavior. In order to understand from the perspective
of those who work in education and of the students, it is necessary to understand the reality
and the difficulties of the areas in question, since the dimension of the job and the student's
school experience goes through the life of these subjects most of the time, inside and outside
the organizations. Given the lack of scientific production about the phenomenon, the present
article is necessary in order to think of ways to prevent LGBTphobic practices from being
maintained and also to act assertively against them when they occur and to help demystify the
theme, considering that little is debated about the subject, especially when it comes to
adolescents and children. New discussions and studies are necessary for a broader and more
experiential understanding of the subject in question.
Keywords: LGBTphobia; school; LGBTQIA+; school management; gender. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | LGBTfobia | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | Implicações da LGBTfobia na formação escolar de pessoas LGBTQIA+. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | O referido estudo teve por objetivo explorar as relações entre LGBTfobia e o impacto na
formação escolar de pessoas LGBTQIA+. Por meio de pesquisa em caráter qualitativo com
revisão integrativa, foram consultados trabalhos entre 2015 e 2021, e verificou-se que, além
da formação precária no que concerne à compreensão de demandas em diversidade sexual e
de gênero nas escolas, gestores e educadores ainda não se encontram aptos de uma maneira
formativa para lidar com situações de LGBTfobia nas instituições escolares, e muitas vezes,
corroboram para a prática desse comportamento. Para entender sob a perspectiva dos que
trabalham com educação e dos estudantes, é preciso se apropriar da realidade e dificuldades
das áreas em questão, uma vez que a dimensão do ofício e da experiência escolar estudantil
perpassa a vivência desses sujeitos em grande parte do tempo, dentro e fora das organizações.
Dada a insuficiência de produção científica a respeito do fenômeno, o presente artigo se faz
necessário no sentido de se pensar em formas de prevenir que as práticas LGBTfóbicas sejam
mantidas e também atuar assertivamente contra essas quando ocorrerem e ajudar a
desmistificar o tema, considerando que pouco se debate sobre o assunto, ainda mais quando se
trata de adolescentes e crianças. Novas discussões e estudos se fazem necessários para uma
compreensão mais ampla e vivencial do assunto em questão.
Palavras-chave: LGBTfobia; escola; LGBTQIA+; gestão escolar; gênero. | pt_BR |