Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMonte, Aline Medeiros Vasconcelos
dc.date.accessioned2024-02-28T17:41:22Z
dc.date.available2024-02-28T17:41:22Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationRepercussões do tratamento de leucemia no desenvolvimento da criança no período pré-escolar / Aline Monte. - 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/337
dc.description.abstractDuring the cancer treatment process, children stop attending school due to health conditions, such as side effects of medications and low immunity. In this context, the present study aimed to understand how the treatment for leukemia affects the development of children between 2 and 4 years old, who, according to Jean Piaget, are in the preoperative stage, characterized by symbolic representation, animistic thinking, oral language representation, self-centered thinking focused on oneself, pretend play, mental image and interaction with others through socialization. This is a field research, with a qualitative, descriptive approach. It was carried out at the Luís França Children’s Hospital, from September to November 2023. Data were collected through playful resources: storytelling and the game “Hospital Questions”. Semi-structured interviews were also applied with the children’s accompanying family members. All of the children were hospitalized and underwent chemotherapy procedures for the treatment of leukemia and suffer from side effects of the medications. The main results of the study pointed to the difficulties of continuing with school activities and the lack of activities that develop the motor, cognitive, social and affective fields within the hospital environment. There was little or no playful intervention by family members, the school and the multidisciplinary team, compromising the expected performance for the preoperative period. Therefore, the need for school intervention within the hospital environment is considered in cases of hospitalization for treatments that require prolonged admission periods. Keywords: Leukemia. Hospitalization. Child development. Preschool period.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectLeucemiapt_BR
dc.subjectHospitalizaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPeríodo pré-escolarpt_BR
dc.titleRepercussões do tratamento de leucemia no desenvolvimento da criança no período pré-escolar.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoDurante o processo de tratamento oncológico as crianças deixam de frequentar a escola, devido as condições de saúde, como efeitos colaterais das medicações e baixa na imunidade. Nesse contexto, o presente estudo objetivou compreender como o tratamento para leucemia repercute no desenvolvimento de crianças entre 2 a 4 anos, que segundo Piaget, estão no estágio pré-operatório, caracterizado pela representação simbólica, pensamento animista, representação da linguagem oral, pensamento egocêntrico focado nela mesma, brincadeiras de faz de conta, realiza imagem mental e interação com os outros através da socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Foi realizada no Hospital Infantil Luís França, no período de setembro a novembro de 2023. Os dados foram coletados através de recursos lúdicos: contação de história e jogo “Perguntinhas de hospital”, também foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os familiares acompanhantes das crianças. Todas as crianças estavam hospitalizadas submetidas à procedimentos de quimioterapia para o tratamento de leucemia e sofrem com efeitos colaterais das medicações. Os principais resultados do estudo apontaram para as dificuldades de continuar com as atividades escolares e a falta de atividade que desenvolvam o campo motor, cognitivo, social e afetivo dentro do ambiente hospitalar. Evidenciaram-se pouca ou nenhuma intervenção lúdica por parte dos familiares, da escola e da equipe multidisciplinar, comprometendo o desempenho esperado para o período préoperatório. Assim, considera-se a necessidade de intervenção escolar dentro do ambiente hospitalar nos casos de internação para tratamentos que requerem períodos de internação prolongados. Palavras-chave: Leucemia. Hospitalização. Desenvolvimento infantil. Período pré-escolarpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples