dc.contributor.author | Monte, Aline Medeiros Vasconcelos | |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T17:41:22Z | |
dc.date.available | 2024-02-28T17:41:22Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Repercussões do tratamento de leucemia no desenvolvimento da criança no período pré-escolar / Aline Monte. - 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/337 | |
dc.description.abstract | During the cancer treatment process, children stop attending school due to
health conditions, such as side effects of medications and low immunity. In this context, the
present study aimed to understand how the treatment for leukemia affects the development
of children between 2 and 4 years old, who, according to Jean Piaget, are in the preoperative
stage, characterized by symbolic representation, animistic thinking, oral language
representation, self-centered thinking focused on oneself, pretend play, mental image and
interaction with others through socialization. This is a field research, with a qualitative,
descriptive approach. It was carried out at the Luís França Children’s Hospital, from
September to November 2023. Data were collected through playful resources: storytelling
and the game “Hospital Questions”. Semi-structured interviews were also applied with the
children’s accompanying family members. All of the children were hospitalized and
underwent chemotherapy procedures for the treatment of leukemia and suffer from side
effects of the medications. The main results of the study pointed to the difficulties of
continuing with school activities and the lack of activities that develop the motor, cognitive,
social and affective fields within the hospital environment. There was little or no playful
intervention by family members, the school and the multidisciplinary team, compromising
the expected performance for the preoperative period. Therefore, the need for school
intervention within the hospital environment is considered in cases of hospitalization for
treatments that require prolonged admission periods.
Keywords: Leukemia. Hospitalization. Child development. Preschool period. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Leucemia | pt_BR |
dc.subject | Hospitalização | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Período pré-escolar | pt_BR |
dc.title | Repercussões do tratamento de leucemia no desenvolvimento da criança no período pré-escolar. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante o processo de tratamento oncológico as crianças deixam de frequentar
a escola, devido as condições de saúde, como efeitos colaterais das medicações e baixa na
imunidade. Nesse contexto, o presente estudo objetivou compreender como o tratamento
para leucemia repercute no desenvolvimento de crianças entre 2 a 4 anos, que segundo
Piaget, estão no estágio pré-operatório, caracterizado pela representação simbólica,
pensamento animista, representação da linguagem oral, pensamento egocêntrico focado nela
mesma, brincadeiras de faz de conta, realiza imagem mental e interação com os outros
através da socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do
tipo descritiva. Foi realizada no Hospital Infantil Luís França, no período de setembro a
novembro de 2023. Os dados foram coletados através de recursos lúdicos: contação de
história e jogo “Perguntinhas de hospital”, também foram aplicadas entrevistas
semiestruturadas com os familiares acompanhantes das crianças. Todas as crianças estavam
hospitalizadas submetidas à procedimentos de quimioterapia para o tratamento de leucemia
e sofrem com efeitos colaterais das medicações. Os principais resultados do estudo
apontaram para as dificuldades de continuar com as atividades escolares e a falta de atividade
que desenvolvam o campo motor, cognitivo, social e afetivo dentro do ambiente hospitalar.
Evidenciaram-se pouca ou nenhuma intervenção lúdica por parte dos familiares, da escola e
da equipe multidisciplinar, comprometendo o desempenho esperado para o período préoperatório. Assim, considera-se a necessidade de intervenção escolar dentro do ambiente
hospitalar nos casos de internação para tratamentos que requerem períodos de internação
prolongados.
Palavras-chave: Leucemia. Hospitalização. Desenvolvimento infantil. Período pré-escolar | pt_BR |