dc.contributor.author | Silveira, Yara Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T16:47:41Z | |
dc.date.available | 2024-02-28T16:47:41Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Trabalho e adoecimento psicológico: análise do ambiente laboral de call center / Yara Silveira. - 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/325 | |
dc.description.abstract | The development of the services sector is a prominent feature in the current economy,
generating new ways of structuring work according to the particularities of
organizations and interactions within this segment. Among the activities that stand out
is the call center, which employs more than 1.2 million professionals, offering
significant employment and professional insertion opportunities for an important
portion of the population. Given this scenario, the following guiding question for the
study is: what are the main causes of psychological suffering experienced by call
center operators? Thus, as a general objective, we intend to analyze the main causes
of psychological suffering experienced by call center operators. To this end, the
following specific objectives were established: identify what the scientific literature says
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about the presence of mental disorders in call center operators, understand what has
already been done and what has not been done yet, but is possible to be done carried
out, in relation to aspects that promote mental health in the professional call center
sector. Bibliographical research was used in terms of a narrative review, and after
considering the inclusion and exclusion criteria, nine articles were selected for review.
At the end of the development, a significant recurrence of occupational and emotional
illnesses among employees was found, indicating the presence of psychological
suffering in the ways of working in call centers. This highlights the importance of
analyzing and intervening in the organizational structure, with the aim of ensuring the
mental health of these professionals, including in the psychological area.
Keywords: Work. Illness. Work Environment. Call Center. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Adoecimento | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Laboral | pt_BR |
dc.subject | Call Center | pt_BR |
dc.title | Trabalho e adoecimento psicológico: análise do ambiente laboral de call center. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento do setor de serviços é uma característica proeminente na
economia atual, gerando novas formas de estruturação do trabalho de acordo com as
particularidades das organizações e as interações dentro desse segmento. Entre as
atividades que se sobressaem, encontra-se o call center, que emprega um
contingente superior a 1,2 milhão de profissionais, oferecendo oportunidades de
emprego e inserção profissional significativas para uma parcela importante da
população. Diante desse cenário, foi estabelecida seguinte questão norteadora para
o estudo: quais as principais causas de sofrimento psicológicos vivenciadas pelos
operadores de call center? Assim, como objetivo geral pretende-se analisar quais as
principais causas de sofrimento psicológicos vivenciadas pelos operadores de call
center. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar,
o que diz a literatura científica sobre a presença dos transtornos mentais acometidos
em operadores do call centers, compreender que já tem sido feito e o que não é feita
ainda, mas é possível de ser realizado, em relação aos aspectos promotores da saúde
mental no setor profissional de call centers. Utilizou-se pesquisa bibliográfica nos
termos de uma revisão narrativa, sendo após considerar os critérios de inclusão e
exclusão selecionados nove artigos para revisão. Ao final do desenvolvimento
constatou-se uma recorrência significativa de doenças ocupacionais e emocionais
entre os colaboradores, indicando a presença de sofrimento psicológico nas formas
de trabalho nos call centers. Isso ressalta a importância de analisar e intervir na
estrutura organizacional, com o objetivo de assegurar a saúde mental desses
profissionais, inclusive na área psicológica.
Palavras-chave: Trabalho. Adoecimento. Ambiente Laboral. Call Center. | pt_BR |