dc.contributor.author | Freitas, Maria Audiniza de | |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T18:08:59Z | |
dc.date.available | 2024-02-26T18:08:59Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | O uso das tecnologias digitais e os impactos das telas para o rendimento escolar de crianças nos processos de alfabetização e letramento / Maria Freitas. - 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/323 | |
dc.description.abstract | This article's main purpose is to discuss the impacts of screens on children's academic
performance in the literacy process, with emphasis on literacy in social relationships,
understanding that this period constitutes a fundamental stage in the initial years of children's
student life. The main theoretical foundations of this investigation come from the concepts of
literacy and literacy, by Soares (2017); from the perspective of technology as part of everyday
life (Becker, 2017); and the contributions of Mathias and Gonçalvez (2017) on the
exaggerated and premature contact with screens by children. The bibliographic research, with
a qualitative character, was carried out on digital database platforms from national sources,
such as: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos Eletrônicos de
Psicologia (PePSIC), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertations (BDTD),
Science.gov and Educational Resources Information Center (ERIC), in the Portuguese
language and which have been published, preferably, between 2017 and 2023. Furthermore, it
is worth highlighting that scientific articles, conclusion works of course, dissertations and
theses. As the main results raised, we can point out that technology presents new scenarios for
children, both positive and negative. The appropriate use of technological tools can bring
great benefits, as well as playing an important role in learning. However, there are also risks,
such as the possibility of having impaired emotional and social development. Therefore, it is
important that children learn to deal with technology in a safe and responsible way to ensure
their healthy growth. This work contributes to a better understanding of how children are
dealing with learning in the era of digital media.
Keywords: Literacy process. Literacy in social relations. Excessive use of screens. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Processo de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Uso excessivo de telas | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais e os impactos das telas para o rendimento escolar de crianças nos processos de alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo possui como principal finalidade discutir sobre os impactos das telas para o
rendimento escolar de crianças no processo de alfabetização, compreendendo que este período
constitui uma etapa primordial nos anos iniciais da vida estudantil dos pequenos. Os
principais alicerces teóricos desta investigação vêm dos conceitos de alfabetização e
letramento, de Soares (2017); da perspectiva da tecnologia como parte do cotidiano (Becker,
2017); e das contribuições de Mathias e Gonçalvez (2017) sobre o contato exagerado e
precoce com as telas, por parte do público infantil. A pesquisa bibliográfica, com caráter
qualitativo, foi executada em plataformas de bases de dados digitais de fontes nacionais, como,
por exemplo: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos Eletrônicos
de Psicologia (PePSIC), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD),
Science.gov e Educational Resources Information Centre (ERIC), no idioma português e que
tenham sido publicados, de preferência, entre 2015 e 2023. Além disso, é válido ressaltar que
foram considerados artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.
Como principais resultados levantados, podemos apontar que a tecnologia apresenta novos
cenários para as crianças, tanto positivos quanto negativos. O uso adequado das ferramentas
tecnológicas pode trazer grandes benefícios, bem como exercer um papel importante no
aprendizado. No entanto, também existem riscos, como a possibilidade de ter o
desenvolvimento emocional e social prejudicados. Por isso, é importante que as crianças
aprendam a lidar com a tecnologia de maneira segura e responsável para assegurar o seu
crescimento saudável. Este trabalho vem contribuir para uma melhor compreensão acerca de
como os pequenos estão lidando com a aprendizagem na era do protagonismo das mídias
digitais.
Palavras-chave: Processo de alfabetização. Letramento. Uso excessivo de telas. | pt_BR |