Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Maria Audiniza de
dc.date.accessioned2024-02-26T18:08:59Z
dc.date.available2024-02-26T18:08:59Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationO uso das tecnologias digitais e os impactos das telas para o rendimento escolar de crianças nos processos de alfabetização e letramento / Maria Freitas. - 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/323
dc.description.abstractThis article's main purpose is to discuss the impacts of screens on children's academic performance in the literacy process, with emphasis on literacy in social relationships, understanding that this period constitutes a fundamental stage in the initial years of children's student life. The main theoretical foundations of this investigation come from the concepts of literacy and literacy, by Soares (2017); from the perspective of technology as part of everyday life (Becker, 2017); and the contributions of Mathias and Gonçalvez (2017) on the exaggerated and premature contact with screens by children. The bibliographic research, with a qualitative character, was carried out on digital database platforms from national sources, such as: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertations (BDTD), Science.gov and Educational Resources Information Center (ERIC), in the Portuguese language and which have been published, preferably, between 2017 and 2023. Furthermore, it is worth highlighting that scientific articles, conclusion works of course, dissertations and theses. As the main results raised, we can point out that technology presents new scenarios for children, both positive and negative. The appropriate use of technological tools can bring great benefits, as well as playing an important role in learning. However, there are also risks, such as the possibility of having impaired emotional and social development. Therefore, it is important that children learn to deal with technology in a safe and responsible way to ensure their healthy growth. This work contributes to a better understanding of how children are dealing with learning in the era of digital media. Keywords: Literacy process. Literacy in social relations. Excessive use of screens.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectProcesso de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectUso excessivo de telaspt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais e os impactos das telas para o rendimento escolar de crianças nos processos de alfabetização e letramento.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEste artigo possui como principal finalidade discutir sobre os impactos das telas para o rendimento escolar de crianças no processo de alfabetização, compreendendo que este período constitui uma etapa primordial nos anos iniciais da vida estudantil dos pequenos. Os principais alicerces teóricos desta investigação vêm dos conceitos de alfabetização e letramento, de Soares (2017); da perspectiva da tecnologia como parte do cotidiano (Becker, 2017); e das contribuições de Mathias e Gonçalvez (2017) sobre o contato exagerado e precoce com as telas, por parte do público infantil. A pesquisa bibliográfica, com caráter qualitativo, foi executada em plataformas de bases de dados digitais de fontes nacionais, como, por exemplo: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Science.gov e Educational Resources Information Centre (ERIC), no idioma português e que tenham sido publicados, de preferência, entre 2015 e 2023. Além disso, é válido ressaltar que foram considerados artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Como principais resultados levantados, podemos apontar que a tecnologia apresenta novos cenários para as crianças, tanto positivos quanto negativos. O uso adequado das ferramentas tecnológicas pode trazer grandes benefícios, bem como exercer um papel importante no aprendizado. No entanto, também existem riscos, como a possibilidade de ter o desenvolvimento emocional e social prejudicados. Por isso, é importante que as crianças aprendam a lidar com a tecnologia de maneira segura e responsável para assegurar o seu crescimento saudável. Este trabalho vem contribuir para uma melhor compreensão acerca de como os pequenos estão lidando com a aprendizagem na era do protagonismo das mídias digitais. Palavras-chave: Processo de alfabetização. Letramento. Uso excessivo de telas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples