dc.contributor.author | Lima, Lia Sarah do Vale | |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T14:11:31Z | |
dc.date.available | 2024-02-22T14:11:31Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | O lúdico como recurso no preparo psicológico de cirurgias pediátricas / Lia Lima. - 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/293 | |
dc.description.abstract | The need for surgical intervention added to hospitalization can trigger high
levels of stress in children, making it difficult for them to adhere to treatment. In the
psychological clinic, playful resources can help the professional to better understand the needs
of children, enabling more assertive interventions. However, in hospitalization, the setting is
the hospital environment itself with medications, health team, large movement of people and
medical devices, which ends up limiting the use of play. In this context, the present study aimed
to investigate the benefits of ludic intervention in the psychological preparation of pediatric
surgeries. It is a field research, with a qualitative approach, of the descriptive type. The study
was carried out at a reference pediatric hospital in the public health network in the State of
Ceará, from October to November 2022. Semi-structured interviews were applied to 05 children
between 07 and 11 years old, who underwent elective surgical procedures, accompanied by
their respective mothers. The main results of the study pointed to difficulties in adapting to the
hospital, doubts, fears and fantasies related to performing the surgery. The use of adaptive and
coping playful resources based on the children's creativity was also evidenced, which, in turn,
reported little or no playful intervention by professionals. Considering the therapeutic aspects
of the bond with the health team throughout the treatment, in order to establish more effective
communication and make this process less frightening for pediatric patients, it is concluded that
it is necessary to develop multidisciplinary ludic interventions aimed at the psychological
preparation of children undergoing surgery.
Keywords: Pediatric Psychology. Hospitalization. Child Health. Playfulness. Elective surgical
procedures. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Pediátrica | pt_BR |
dc.subject | Hospitalização | pt_BR |
dc.subject | Saúde da Criança | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Procedimentos cirúrgicos eletivos | pt_BR |
dc.title | O lúdico como recurso no preparo psicológico de cirurgias pediátricas. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO: A necessidade de intervenção cirúrgica somada a hospitalização pode desencadear
elevados níveis de estresse nas crianças, tornando difícil a sua adesão ao tratamento. Na clínica
psicológica, os recursos lúdicos podem auxiliar o profissional a compreender melhor as
necessidades das crianças, possibilitando intervenções mais assertivas. Entretanto, na
hospitalização, o setting é o próprio ambiente hospitalar com medicamentos, equipe de
saúde, grande movimento de pessoas e aparelhos médicos, o que acaba por limitar o uso do
lúdico. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar os benefícios da
intervenção lúdica no preparo psicológico de cirurgias pediátricas. Trata-se de uma pesquisa de
campo, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. O estudo foi realizado em um hospital
pediátrico de referência na rede pública de saúde no Estado do Ceará, no período de outubro a
novembro de 2022. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas em 05 crianças entre 07 a 11
anos de idade, submetidas à procedimentos cirúrgicos eletivos, acompanhados por suas
respectivas mães. Os principais resultados do estudo apontaram para as dificuldades de
adaptação hospitalar, dúvidas, medos e fantasias voltadas a realização da cirurgia. Também foi
evidenciada a utilização de recursos lúdicos adaptativos e de enfrentamento baseados na
criatividade das crianças, que por sua vez, relataram pouca ou nenhuma intervenção lúdica por
parte dos profissionais. Assim, considerando os aspectos terapêuticos da vinculação com a
equipe de saúde ao longo do tratamento, no intuito estabelecer comunicação mais efetiva e
tornar este processo menos amedrontador aos pacientes pediátricos, conclui-se que é necessário
elaborar intervenções lúdicas multiprofissionais voltadas ao preparo psicológico de crianças
submetidas a cirurgia.
Palavras-chave: Psicologia Pediátrica. Hospitalização. Saúde da Criança. Ludicidade.
Procedimentos cirúrgicos eletivos. | pt_BR |