dc.description.resumo | O presente projeto tem a pretensão de utilizar o conhecimento analítico-comportamental para
desenvolver estratégias de intervenção voltadas ao ensino em sala de aula. Por meio da análise
funcional do comportamento de alunos e professores no ambiente de aprendizagem,
percebemos que o processo de extinção é central para explicar o caráter aversivo do ambiente
acadêmico. Os ambientes de aprendizagem costumam ser desagradáveis porque, em muitos
momentos, se requer que o aluno compreenda assuntos que estão além das possibilidades de
seu repertório. Essa condição é inevitável, já que o objetivo é justamente expandir o
conhecimento do aluno. É possível, contudo, formular estruturas de apresentação do conteúdo
e sequências de exercícios que tornem a frustração menos intensa, por meio da programação
cuidadosa dos passos a serem seguidos para cada assunto. O método da triangulação conceitual,
desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019, é um modelo esquemático de planejamento
das condições de ensino, adaptado inicialmente para a disciplina Análise Experimental do
Comportamento. Pelo que sugerem os feedbacks fornecidos pelos alunos que assistiram aulas
formuladas segundo esse modelo, a prática parece ser efetiva. Ela demanda, contudo,
aprimoramento, o que demanda a elaboração de um volume maior de exercícios e sua testagem
empírica. Os participantes deste grupo de extensão terão a oportunidade utilizar o referencial
teórico da Análise do Comportamento para avaliar e planejar práticas de ensino que contribuirão
diretamente para a aprendizagem dos alunos de Análise Experimental do Comportamento e,
potencialmente, para alunos de disciplinas para as quais esse método pode vir a ser adaptado.
Palavras-chave: educação; análise do comportamento; ensino superior; didática. | pt_BR |