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dc.contributor.authorPinto Júnior, Ajalmar Moreno
dc.date.accessioned2023-05-02T12:20:49Z
dc.date.available2023-05-02T12:20:49Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationAnálise da substituição de pavimentos flexíveis em CBUQ por piso intertravado em projetos de pavimentação de vias / Ajalmar Pinto Júnior. - 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/170
dc.description.abstractThis article aims to review, through bibliographic references, the impacts of the CBUQ pavement for replacement interlocks in public road urbanization projects. During the literature review, we sought to review the paving process, historical reference, as well as its executive process, emphasizing the concepts associated with interlocking pavements and asphalt pavements, highlighting their advantages and proposal on offer to choose the best type. of road pavement. An applied methodology consists of 5 studies (five) based on studies and studies on as dependent factors: characteristics of the concrete foundation to be hot machined intertratra, in addition to the advantages and proven factors for the use of two types of foundations and criteria elaboration of comparative worksheet covering the costs for the execution of services for these two types of pavements. After carrying out studies, it is concluded that the pavement of interlocked blocks adds fundamental requirements, namely, the economy in execution, maintenance, structural capacity and integration with the environment, being the best alternative for urbanization projects of public roads. Keywords: Cost comparisons. Paving. Sustainability. Economicspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectComparativos de custospt_BR
dc.subjectEconomicidadept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.titleAnálise da substituição de pavimentos flexíveis em CBUQ por piso intertravado em projetos de pavimentação de vias.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica e análise de dados secundários, a substituição de pavimentos flexíveis em CBUQ por piso intertravado em projetos de pavimentação de vias. Durante a revisão da literatura buscou-se a descrição do processo de pavimentação, referencial histórico, assim como, seu processo executivo, dando ênfase aos conceitos associados a pavimentos intertravados e os pavimentos asfálticos, destacando suas vantagens e desvantagens em relação à escolha do melhor tipo de pavimento viário. A metodologia aplicada consistiu na análise de 5(cinco) estudos envolvendo conceitos e definições sobre as variáveis dependentes: fatores ambientais, características do pavimento de concreto betuminoso usinado a quente e o pavimento intertravado, além das vantagens e desvantagens do uso desses dois tipos de pavimentos e elaboração de planilha comparativa abordando os custos para execução dos serviços para esse dois tipos de pavimentos. Após a realização de estudos, conclui-se que o pavimento de blocos intertravados agrega três requisitos fundamentais, qual seja, a economicidade na execução, manutenção, capacidade estrutural e integração com o meio ambiente, sendo é a melhor alternativa para projetos de urbanização de vias. Palavras-chave: Comparativos de custos. Pavimentação. Sustentabilidade. Economicidade.pt_BR


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