dc.contributor.author | Pinto Júnior, Ajalmar Moreno | |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T12:20:49Z | |
dc.date.available | 2023-05-02T12:20:49Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Análise da substituição de pavimentos flexíveis em CBUQ por piso intertravado em projetos de pavimentação de vias / Ajalmar Pinto Júnior. - 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/170 | |
dc.description.abstract | This article aims to review, through bibliographic references, the impacts of the CBUQ
pavement for replacement interlocks in public road urbanization projects. During the literature
review, we sought to review the paving process, historical reference, as well as its executive
process, emphasizing the concepts associated with interlocking pavements and asphalt
pavements, highlighting their advantages and proposal on offer to choose the best type. of
road pavement. An applied methodology consists of 5 studies (five) based on studies and
studies on as dependent factors: characteristics of the concrete foundation to be hot machined
intertratra, in addition to the advantages and proven factors for the use of two types of
foundations and criteria elaboration of comparative worksheet covering the costs for the
execution of services for these two types of pavements. After carrying out studies, it is
concluded that the pavement of interlocked blocks adds fundamental requirements, namely,
the economy in execution, maintenance, structural capacity and integration with the
environment, being the best alternative for urbanization projects of public roads.
Keywords: Cost comparisons. Paving. Sustainability. Economics | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Comparativos de custos | pt_BR |
dc.subject | Economicidade | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação | pt_BR |
dc.title | Análise da substituição de pavimentos flexíveis em CBUQ por piso intertravado em projetos de pavimentação de vias. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica e análise de dados
secundários, a substituição de pavimentos flexíveis em CBUQ por piso intertravado em
projetos de pavimentação de vias. Durante a revisão da literatura buscou-se a descrição do
processo de pavimentação, referencial histórico, assim como, seu processo executivo, dando
ênfase aos conceitos associados a pavimentos intertravados e os pavimentos asfálticos,
destacando suas vantagens e desvantagens em relação à escolha do melhor tipo de pavimento
viário. A metodologia aplicada consistiu na análise de 5(cinco) estudos envolvendo conceitos
e definições sobre as variáveis dependentes: fatores ambientais, características do pavimento
de concreto betuminoso usinado a quente e o pavimento intertravado, além das vantagens e
desvantagens do uso desses dois tipos de pavimentos e elaboração de planilha comparativa
abordando os custos para execução dos serviços para esse dois tipos de pavimentos. Após a
realização de estudos, conclui-se que o pavimento de blocos intertravados agrega três
requisitos fundamentais, qual seja, a economicidade na execução, manutenção, capacidade
estrutural e integração com o meio ambiente, sendo é a melhor alternativa para projetos de
urbanização de vias.
Palavras-chave: Comparativos de custos. Pavimentação. Sustentabilidade. Economicidade. | pt_BR |