dc.contributor.author | Salles, Yasmin Lopes | |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T17:09:04Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T17:09:04Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Regulação emocional e autoeficácia parental em mães, pais ou responsáveis de crianças autistas / Yasmim Salles. - 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/145 | |
dc.description.abstract | Emotional Regulation and Self-Efficacy in parents and guardians of autistic children
are necessary due to the numerous changes in the family context. The main
objective of the present study was to analyze the relationship between emotional
regulation and parental self-efficacy in the parents/guardians of children with autism.
For this purpose, an Ex post facto correlational design was used, focusing on
parental self-efficacy and emotional regulation in parents or guardians of children
with autism. Participants were 121 parents or guardians of children with autism. A
sociodemographic questionnaire, the Difficulties of Emotional Regulation Scale and
the Self-efficacy Scale were used. The results indicated that there were no significant
differences between parents with one or two autistic children regarding emotional
regulation and self-efficacy. Additionally, it was found that self-efficacy was
negatively correlated with emotional dysregulation and with the degree of autism in
children; on the other hand, no significant correlations were found between the
degree of autism and emotional dysregulation. Based on these findings, the
importance of investigating possible constructs that contribute to understanding and
supporting the role of caregivers is highlighted.
Keywords: Self-efficacy. Emotional Regulation. Autism. Parenting. Emotional
aspects. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
dc.subject | Regulação Emocional | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Parentalidade | pt_BR |
dc.subject | Aspectos emocionais | pt_BR |
dc.title | Regulação emocional e autoeficácia parental em mães, pais ou responsáveis de crianças autistas. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | A Regulação Emocional e Autoeficácia em pais e responsáveis de crianças autistas
são necessárias devido às inúmeras mudanças no contexto familiar. O objetivo geral
do presente estudo foi analisar a relação entre regulação emocional e autoeficácia
parental no funcionamento de pais ou responsáveis de crianças com autismo. Para
tanto, contou-se com um delineamento correlacional, do tipo Ex post facto, no qual
as variáveis de interesse foram autoeficácia parental e regulação emocional em pais
ou responsáveis de crianças com autismo. A amostra foi composta por 121 pais ou
responsáveis de crianças com autismo. Foram utilizados um questionário
sociodemográfico, a escala de Dificuldades de Regulação Emocional e a Escala de
Autoeficácia. Os resultados indicaram não haver diferenças significativas entre pais
com um ou dois filhos autistas quanto à regulação emocional e a autoeficácia.
Adicionalmente, verificou-se que a autoeficácia se correlacionou negativamente com
a desregulação emocional e com o grau de autismo das crianças; em contrapartida,
não foram verificadas correlações significativas entre o grau de autismo e a
desregulação emocional. A partir desses achados, salienta-se para a importância de
investigar possíveis construtos que contribuam com a compreensão e suporte da
função de cuidadores.
Palavras-chave: Autoeficácia. Regulação Emocional. Autismo. Parentalidade.
Aspectos emocionais. | pt_BR |