dc.contributor.author | Avelino, Karlla Lee Hortencio | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T18:46:57Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T18:46:57Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Psicanálise e depressão infantil: contribuições a partir de uma revisão sistemática de literatura / Karlla Avelino. - 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/121 | |
dc.description.abstract | For a long time, childhood depression was considered a disorder that only affected adults.
As of the 1970s, studies and researches began to verify the presence of depression in
childhood and adolescence. Currently, there is no longer any doubt that this pathology
also affects children, and may interfere in their development process. Thus, child
depression is considered by contemporary psychiatry as a pathology that can intervene in
the physical, affective, behavioral, cognitive, and social aspects, being understood as a
biopsychosocial phenomenon. For psychoanalysis, on the other hand, infantile depression
happens when faced with the loss of an object that can be of a real or imaginary nature,
3
that is, a shake-up in the way the subject deals with losses in his/her life that touches on
elements of his/her own psychic constitution. Therefore, the present research aimed to do
a bibliographic mapping through a systematic review of the literature published on the
subject "psychoanalysis and childhood depression" between the years 2000 and 2020, in
the main Brazilian platforms PePSIC, BVS, CAPES, SciELO and Google Academic.
Eight studies were considered relevant to answer the review's objective. Thus, we sought
to understand, by means of this paper, what has been published in the last twenty years
about the psychoanalytic contribution to childhood depression. The main results found
were categorized in the following themes: the importance of the school context in the
identification of depression symptoms in children, the understanding of childhood
depression from a psychoanalytic approach, psychotherapy as a form of treatment for
depression in childhood, and the importance of the maternal function in the process of
psychic constitution. However, there are few findings on the psychoanalytic view of
childhood depression. There is a lack of case studies on childhood depression from a
psychoanalytic approach, and it is hoped that new studies on the subject will be
developed.
Keywords: Childhood depression. Psychoanalysis. Systematic review | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Depressão Infantil | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.title | Psicanálise e depressão infantil: contribuições a partir de uma revisão sistemática de literatura. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | A depressão por um longo tempo foi considerada um transtorno que acometia somente os
adultos. A partir da década de 1970 começam-se estudos e pesquisa que constataram a
presença da depressão na infância e na adolescência. Atualmente já não se tem mais
dúvida de que esta patologia afeta também as crianças, podendo interferir no seu processo
de desenvolvimento. Assim, a depressão infantil é considerada pela psiquiatria
contemporânea como uma patologia que pode intervir nos aspectos físicos, afetivos,
comportamentais, cognitivos e sociais, sendo compreendida como um fenômeno
biopsicossocial. Já para psicanálise a depressão infantil acontece diante da perda de um
objeto que pode ser de caráter real ou imaginário, ou seja, um abalo na forma do sujeito
lidar com as perdas em sua vida que toca nos elementos de sua própria constituição
psíquica. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo fazer um mapeamento
bibliográfico através de uma revisão sistemática da literatura publicada acerca do tema
“psicanálise e depressão infantil” entre os anos de 2000 e 2020, nas principais plataformas
brasileiras PePSIC, BVS, CAPES, SciELO e Google Acadêmico. Oito estudos foram
considerados relevantes para responder ao objetivo da revisão. Dessa maneira, buscou-se
compreender, por meio do presente trabalho, o que vem sendo publicados nos últimos
vinte anos acerca da contribuição psicanalítica diante da depressão infantil. Os principais
resultados encontrados foram categorizados nas seguintes temáticas: a importância do
contexto escolar na identificação dos sintomas de depressão nas crianças, a compreensão
da depressão infantil para abordagem psicanalítica, a psicoterapia como forma de
tratamento para depressão na infância e a importância da função materna no processo de
constituição psíquica. No entanto, encontram-se poucos achados acerca da visão
psicanalítica sobre depressão infantil. Percebe-se uma carência de estudos de casos acerca
da depressão infantil na abordagem psicanalítica e espera-se assim, suscitar o
desenvolvimento de novos estudos sobre a temática.
Palavra-chave: Depressão infantil. Psicanálise. Revisão sistemática. | pt_BR |