Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAvelino, Karlla Lee Hortencio
dc.date.accessioned2023-04-11T18:46:57Z
dc.date.available2023-04-11T18:46:57Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationPsicanálise e depressão infantil: contribuições a partir de uma revisão sistemática de literatura / Karlla Avelino. - 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/121
dc.description.abstractFor a long time, childhood depression was considered a disorder that only affected adults. As of the 1970s, studies and researches began to verify the presence of depression in childhood and adolescence. Currently, there is no longer any doubt that this pathology also affects children, and may interfere in their development process. Thus, child depression is considered by contemporary psychiatry as a pathology that can intervene in the physical, affective, behavioral, cognitive, and social aspects, being understood as a biopsychosocial phenomenon. For psychoanalysis, on the other hand, infantile depression happens when faced with the loss of an object that can be of a real or imaginary nature, 3 that is, a shake-up in the way the subject deals with losses in his/her life that touches on elements of his/her own psychic constitution. Therefore, the present research aimed to do a bibliographic mapping through a systematic review of the literature published on the subject "psychoanalysis and childhood depression" between the years 2000 and 2020, in the main Brazilian platforms PePSIC, BVS, CAPES, SciELO and Google Academic. Eight studies were considered relevant to answer the review's objective. Thus, we sought to understand, by means of this paper, what has been published in the last twenty years about the psychoanalytic contribution to childhood depression. The main results found were categorized in the following themes: the importance of the school context in the identification of depression symptoms in children, the understanding of childhood depression from a psychoanalytic approach, psychotherapy as a form of treatment for depression in childhood, and the importance of the maternal function in the process of psychic constitution. However, there are few findings on the psychoanalytic view of childhood depression. There is a lack of case studies on childhood depression from a psychoanalytic approach, and it is hoped that new studies on the subject will be developed. Keywords: Childhood depression. Psychoanalysis. Systematic reviewpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectDepressão Infantilpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.titlePsicanálise e depressão infantil: contribuições a partir de uma revisão sistemática de literatura.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoA depressão por um longo tempo foi considerada um transtorno que acometia somente os adultos. A partir da década de 1970 começam-se estudos e pesquisa que constataram a presença da depressão na infância e na adolescência. Atualmente já não se tem mais dúvida de que esta patologia afeta também as crianças, podendo interferir no seu processo de desenvolvimento. Assim, a depressão infantil é considerada pela psiquiatria contemporânea como uma patologia que pode intervir nos aspectos físicos, afetivos, comportamentais, cognitivos e sociais, sendo compreendida como um fenômeno biopsicossocial. Já para psicanálise a depressão infantil acontece diante da perda de um objeto que pode ser de caráter real ou imaginário, ou seja, um abalo na forma do sujeito lidar com as perdas em sua vida que toca nos elementos de sua própria constituição psíquica. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo fazer um mapeamento bibliográfico através de uma revisão sistemática da literatura publicada acerca do tema “psicanálise e depressão infantil” entre os anos de 2000 e 2020, nas principais plataformas brasileiras PePSIC, BVS, CAPES, SciELO e Google Acadêmico. Oito estudos foram considerados relevantes para responder ao objetivo da revisão. Dessa maneira, buscou-se compreender, por meio do presente trabalho, o que vem sendo publicados nos últimos vinte anos acerca da contribuição psicanalítica diante da depressão infantil. Os principais resultados encontrados foram categorizados nas seguintes temáticas: a importância do contexto escolar na identificação dos sintomas de depressão nas crianças, a compreensão da depressão infantil para abordagem psicanalítica, a psicoterapia como forma de tratamento para depressão na infância e a importância da função materna no processo de constituição psíquica. No entanto, encontram-se poucos achados acerca da visão psicanalítica sobre depressão infantil. Percebe-se uma carência de estudos de casos acerca da depressão infantil na abordagem psicanalítica e espera-se assim, suscitar o desenvolvimento de novos estudos sobre a temática. Palavra-chave: Depressão infantil. Psicanálise. Revisão sistemática.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples