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dc.contributor.authorChaves, Charlene Stephanie de Lima Oliveira-
dc.date.accessioned2022-08-05T10:41:26Z-
dc.date.available2022-08-05T10:41:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFatores relacionados aos transtornos mentais comuns em universitários durante a pandemia de COVID-19 / Charlene Chaves. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/99-
dc.descriptionÉ consenso na literatura que a pandemia de COVID-19 tem forte impacto na saúde mental da população (ABDON et al., 2020; BARROS et al., 2020; FIOCRUZ, 2020; VASCONCELOS et al., 2020; WANG et al., 2020). Diante de uma emergência de saúde pública que preconiza o isolamento social como forma de conter a propagação da doença, as pessoas estando privadas, em alguma medida, do convívio social e das possibilidades de lazer, podem apresentar reações como medo, angústia, raiva, estresse, insônia, irritabilidade e até desenvolver transtornos psíquicos, como ansiedade e depressão (FIOCRUZ, 2020; VASCONCELOS et al., 2020). Um estudo transversal realizado com os dados do ConVid revelou, numa amostra de 45.161 brasileiros, que durante o período de pandemia, 40,4% dos respondentesfrequentemente sentiam-se tristes ou deprimidos e 52,6% com frequência sentiam-se ansiosos ou nervosos; 43,5% relataram, ainda, o início de problemas de sono e 48% o agravamento de insônia preexistente. A presença de tristeza e nervosismo frequentes, bem como mudanças nos padrões de sono foram maiores em adultos jovens e pessoas com histórico de depressão (BARROS et al., 2020). Sabe-se que o início da adultez, em geral, coincide com o ingresso de jovens brasileiros nas instituições de ensino superior do país. Esta fase, por si só, é bastante desafiadora para a saúde mental, pelas características que lhe são inerentes. Os níveis elevados de estresse e outros transtornos mentais têm sido amplamente observados no mundo acadêmico entre discentes, podendo estar relacionados com a rotina de estudos, excesso de atividades a serem cumpridas, inabilidades para conciliar vida pessoal e profissional, e dificuldades de aprendizagem. Essa rotina acadêmica, somada ao contexto pandêmico, pode desencadear depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, distúrbios do sono, alterações de humor, uso e abuso de álcool e outras drogas, uso excessivo de medicamentos, esgotamento e, até mesmo, levar ao suicídio (ROCHA et al., 2020). É importante ainda considerar que os alunos, nesses últimos dois anos, estudaram de forma remota e esta nova modalidade de ensino exigiu deles significativo esforço de adaptação e resiliência.pt_BR
dc.description.abstractIn the literature, several studies point to the particular vulnerability of university students to the development of common mental disorders associated with strenuous academic routine, among other factors. In the presence of the pandemic, considering the strong impact on mental health of this group, the present study seeks to analyze the factors related to mental disorders common in university students during the COVID-19 pandemic. Specifically, it aims to evaluate the relationship between academic experience in the remote regime, self-efficacy in higher education and social isolation with these disorders. For this, quantitative research was carried out with a correlational design, of the ex post facto type, with a non-probabilistic sample of 187 university students, over 18 years old, enrolled in undergraduate courses of Higher Education Institutions in the country. This research was approved by the Research Ethics Committee of the National Reference Center on Sanitary Dermatology Dona Libânia - CRNDSDL, with the number of opinion 5.120.506. Data were collected online through self-report questionnaires inserted in the Google Forms platform. The instruments used were the Anxiety, Depression and Stress Scale (EADS-21), the Self-Efficacy Scale for Higher Education (EAFS) and a sociodemographic questionnaire to characterize the sample and to obtain data regarding the Covid-19 pandemic regarding academic experience during the remote regimen. The data obtained were analysed and multivariate, through the Statistical Package of Social Sciences (SPSS) program, version 21. Specifically, measures of central tendency and variability were used to characterize the sample, as well as variance analyses and correlation analyses to verify the relationships between the study variables. The results suggest that the negative evaluation of the experience with the remote regime is related, in some way, to the psychological suffering and illness of the students. Similarly, the five dimensions of self-efficacy in higher education presented negative and statistically significant correlations with common mental disorders. Moreover, social isolation was positively and significantly correlated with these disorders. Finally, new studies are suggested that can solve the shortcomings of this study. Keywords: Anxiety. Depression. Stress, Psychological. Students. Covid-19pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectEstresse Psicológicopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleFatores relacionados aos transtornos mentais comuns em universitários durante a pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoNa literatura, diversos estudos apontam a particular vulnerabilidade dos estudantes universitários ao desenvolvimento de transtornos mentais comuns associados a rotina acadêmica extenuante, entre outros fatores. Na vigência da pandemia, considerando o forte impacto na saúde mental desse grupo, o presente estudo busca analisar os fatores relacionados aos transtornos mentais comuns em estudantes universitários durante a pandemia de COVID19. Especificamente, objetiva avaliar a relação da experiência acadêmica no regime remoto, da autoeficácia no ensino superior e do isolamento social com esses transtornos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com delineamento correlacional, do tipo ex post facto, com uma amostra não probabilística de 187 estudantes universitários, maiores de 18 anos, matriculados nos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior do país. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia – CRNDSDL, com o número de parecer 5.120.506. Os dados foram coletados on-line, por meio de questionários de autorrelato inseridos na plataforma Google Forms. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (EADS-21), a Escala de Autoeficácia para Formação Superior (EAFS) e um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra e para obter dados referentes a pandemia de Covid-19 no que se refere à experiência acadêmica durante o regime remoto. Os dados obtidos sofreram análises descritivas e multivariadas, através do programa Statistical Package of Social Sciences (SPSS), versão 21. Especificamente, foram empregadas medidas de tendência central e variabilidade para caracterização da amostra, bem como análises de variância e análises de correlação para verificar as relações entre as variáveis do estudo. Os resultados encontrados sugerem que a avaliação negativa da experiência com o regime remoto se relaciona, de alguma maneira, com o sofrimento psicológico e o adoecimento dos estudantes. Do mesmo modo, as cinco dimensões da autoeficácia na formação superior apresentaram correlações negativas e, estatisticamente significativa, com os transtornos mentais comuns. Ademais, o isolamento social correlacionou-se de forma positiva e significativa com esses transtornos. Por fim, sugerem-se novas pesquisas que possam solucionar as lacunas desse estudo. Palavras-chave: Ansiedade. Depressão. Estresse Psicológico. Estudantes. Covid-19.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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