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http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/360
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes, Suele Tomaz Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T12:13:36Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29T12:13:36Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Contribuições da psicologia clínica para o atendimento de crianças com transtorno do espectro autista / Suele Lopes. - 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/360 | - |
dc.description.abstract | The present study focuses on the contributions of clinical psychology in the care of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The general objective of the investigation, which used an integrative literature review as its methodology, is to analyze how the clinical psychologist contributes to the care of children with ASD. The survey with workers used the PRISMA Checklist. The descriptors Psychology AND Autism AND Child were used. In the Pepsic Brasil, SciElo and Periódico CAPE databases. Initially, 353 articles were identified and after the selection and exclusion process that 4 would be empirical research, in the clinical area of psychology and with children up to 12 years old, which were published only in Brazilian Portuguese, 10 articles were considered that corroborated the study. The results indicate that, regardless of the psychologist's approach, he is able to provide care and understanding to the subject with ASD. The caregivers' reports at the beginning of the monitoring process are highlighted as being of great relevance for the conduct of the professional's actions, as well as for the bond between the subjects involved for a better development of the child. Listening, expression and recreation can contribute to the management of sessions as educational factors. Therefore, it is understood that the identifications described here can provide a new perspective on the care and reception of children on the autism spectrum. It is understood that it is important to expand research and studies that collaborate with family members, professionals and scientific studies, facilitating assistance and care with these children. KEYWORDS: Psychology; Autism; Child. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Contribuições da psicologia clínica para o atendimento de crianças com transtorno do espectro autista. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como tema as contribuições da psicologia clínica no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral da investigação, que utilizou como metodologia a revisão integrativa da literatura, a analisar como o psicólogo clínico contribui para o atendimento de crianças com TEA. O levantamento dos trabalhos utilizou o Checklist PRISMA. Foram utilizados os descritores Psicologia AND Autismo AND Criança. Nas bases de dados Pepsic Brasil, SciElo e Periódico CAPES. No princípio, foram identificados 353 artigos e após o processo de seleção e exclusão que seriam pesquisas empíricas, no campo clínico da psicologia e com crianças até 12 anos de idade, que fossem publicadas só em português Brasil, foram considerados 10 artigos que corroboraram com o estudo. Os resultados apontam que, independentemente da abordagem do psicólogo, ele consegue realizar atendimento e compreensão do sujeito com TEA. Os relatos dos cuidadores no início do processo de acompanhamento são destacados como de grande relevância para a condução das ações do profissional, assim como o vínculo entre os sujeitos envolvidos para um melhor desenvolvimento da criança. A escuta, expressão e recreação podem contribuir no manejo das sessões como fatores educativos. Desta forma, compreende-se que as identificações descritas aqui podem proporcionar uma nova perspectiva de atendimento e acolhimento das crianças no espectro autista. Entende-se que é importante ampliar pesquisas e estudos que colaborem com os familiares, profissionais e estudos científicos, facilitando o auxílio e o cuidado com o atendimento desenvolvido com estas crianças. PALAVRAS-CHAVE: Psicologia; Autismo; Criança. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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