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dc.contributor.authorSilveira, Yara Gomes da-
dc.date.accessioned2024-02-28T16:47:41Z-
dc.date.available2024-02-28T16:47:41Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationTrabalho e adoecimento psicológico: análise do ambiente laboral de call center / Yara Silveira. - 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/325-
dc.description.abstractThe development of the services sector is a prominent feature in the current economy, generating new ways of structuring work according to the particularities of organizations and interactions within this segment. Among the activities that stand out is the call center, which employs more than 1.2 million professionals, offering significant employment and professional insertion opportunities for an important portion of the population. Given this scenario, the following guiding question for the study is: what are the main causes of psychological suffering experienced by call center operators? Thus, as a general objective, we intend to analyze the main causes of psychological suffering experienced by call center operators. To this end, the following specific objectives were established: identify what the scientific literature says 3 about the presence of mental disorders in call center operators, understand what has already been done and what has not been done yet, but is possible to be done carried out, in relation to aspects that promote mental health in the professional call center sector. Bibliographical research was used in terms of a narrative review, and after considering the inclusion and exclusion criteria, nine articles were selected for review. At the end of the development, a significant recurrence of occupational and emotional illnesses among employees was found, indicating the presence of psychological suffering in the ways of working in call centers. This highlights the importance of analyzing and intervening in the organizational structure, with the aim of ensuring the mental health of these professionals, including in the psychological area. Keywords: Work. Illness. Work Environment. Call Center.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectAmbiente Laboralpt_BR
dc.subjectCall Centerpt_BR
dc.titleTrabalho e adoecimento psicológico: análise do ambiente laboral de call center.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento do setor de serviços é uma característica proeminente na economia atual, gerando novas formas de estruturação do trabalho de acordo com as particularidades das organizações e as interações dentro desse segmento. Entre as atividades que se sobressaem, encontra-se o call center, que emprega um contingente superior a 1,2 milhão de profissionais, oferecendo oportunidades de emprego e inserção profissional significativas para uma parcela importante da população. Diante desse cenário, foi estabelecida seguinte questão norteadora para o estudo: quais as principais causas de sofrimento psicológicos vivenciadas pelos operadores de call center? Assim, como objetivo geral pretende-se analisar quais as principais causas de sofrimento psicológicos vivenciadas pelos operadores de call center. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar, o que diz a literatura científica sobre a presença dos transtornos mentais acometidos em operadores do call centers, compreender que já tem sido feito e o que não é feita ainda, mas é possível de ser realizado, em relação aos aspectos promotores da saúde mental no setor profissional de call centers. Utilizou-se pesquisa bibliográfica nos termos de uma revisão narrativa, sendo após considerar os critérios de inclusão e exclusão selecionados nove artigos para revisão. Ao final do desenvolvimento constatou-se uma recorrência significativa de doenças ocupacionais e emocionais entre os colaboradores, indicando a presença de sofrimento psicológico nas formas de trabalho nos call centers. Isso ressalta a importância de analisar e intervir na estrutura organizacional, com o objetivo de assegurar a saúde mental desses profissionais, inclusive na área psicológica. Palavras-chave: Trabalho. Adoecimento. Ambiente Laboral. Call Center.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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