Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Victor Rafael Bezerra-
dc.date.accessioned2024-02-26T12:11:59Z-
dc.date.available2024-02-26T12:11:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTransporte coletivo sob demanda em Fortaleza-CE / Victor Duarte. - 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/315-
dc.description.abstractUrban Mobility in Brazil is a topic that has been gaining space in great social environments, due to the uncontrolled growth of individual forms of transport in larger cities. Through new methods and technologies aligned with the modes of transportation, a new alternative category of transports arises: the On-Demand Colletive Transportation, which allows, in its operations, the minimization of the exposed problematic. That new modality of transports in Brazil had two cities as pilot project: Goiania/GO (CityBus); and the second city to implement that new model was Fortaleza/CE (TopBus+). The On-Demand Collective Transport services viabilizes, in its form of operation, a promotion of a higher quality in service deliveries, prioritizing the comfort and security of it’s customers, while also looking for an optimized expansion of the vehicle fleet, in order to decrease the use of private vehicles in urban displacements and stimulate the use of public transports, which has been in decline over the last years. This research is based in evaluating not only the operations of TopBus+, but also the attractive aspects that the customers take into consideration in Fortaleza/CE, which has been made by collecting data of TopBus’ own system and elaborating a public-facing survey. Through this study and the view of the interviewed audience, it has been possible to verify the following informations: the factors of attraction when it comes to means of transportation, the target-audience’s openness to experiencing that new system, and the growing demand for new transports. However, the parcial data provided by TopBus’ Corporation did not enable us to pursue our analysis, based on the information of it’s monthly amount of clients. From those results, we can conclude that, although we have a defined perspective on the found records with the participants of the said survey, it’s possible, with the reached data and the updated inner evidence from TopBus+, to converge both information, and immediately evaluate, in a qualitative scope, the opinions on those services delivered to active users, correlating them with non-active customers. Having said that, strategies of communication focusing on the optimized expansion in new areas of TopBus’ service provision are enabled, by the suppressed demand, once it’s seen that it would elevate the level of consciousness of non-active clients during the making of the survey. Keywords: Transport. TopBus+. Mobility.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectTransporte Coletivo Sob Demandapt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectTopBus+pt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.titleTransporte coletivo sob demanda em Fortaleza-CE.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana no Brasil é um tema que vem ganhando espaço em grandes pautas sociais, devido ao crescimento desordenado de meios de transportes individuais nas grandes cidades. Através de novos métodos e tecnologias atreladas aos meios de locomoção, surge uma nova forma alternativa de transporte: o transporte coletivo sob demanda, o qual permite, na sua operação, a minimização da problemática evidenciada. Essa nova modalidade de transportes, no Brasil, teve como projeto piloto a cidade de Goiânia/GO (CityBus), e a segunda cidade a implementar essa modalidade de transportes foi Fortaleza/CE (TopBus+). Os serviços de transporte coletivo sob demanda viabilizam, em sua operação, promover uma melhor qualidade na prestação dos serviços, priorizando o conforto e a segurança dos usuários, e ao mesmo tempo, buscando uma expansão otimizada da frota, a fim diminuir o uso de veículos particulares nas viagens urbanas e incentivar o uso do transporte público, que se encontra em queda nos últimos anos. A pesquisa é baseada em avaliar tanto as operações do sistema TopBus+, como os fatores de atratividade dos usuários na cidade de Fortaleza/CE, através da coleta de dados do próprio sistema do TopBus+ e da elaboração de questionário voltado para um público aberto. Através deste trabalho, e sob a ótica do público entrevistado, foi possível verificar as seguintes informações: quais são os fatores atrativos na escolha de um meio de transporte, a abertura o público-alvo a ter experiências com essa nova modalidade de transporte, e a crescente demanda da utilização desses novos serviços. Entretanto, os dados parciais disponibilizados pela empresa TopBus+ não nos permitiu a continuidade da análise realizada, com base na informação de quantidade de clientes atendidos mensalmente. A partir desses resultados, podemos concluir que, embora tenhamos uma perspectiva definida nos resultados encontrados com o público participante do questionário elaborado, é possível, com o compartilhamento atualizado dos dados internos do TopBus+, convergir ambas as informações e, em seguida, avaliar em âmbito qualitativo a opinião sobre os serviços prestados aos usuários ativos relacionando-a com os usuários não ativos. Assim, possibilitam-se estratégias de comunicação cujo foco esteja na expansão otimizada em novas áreas de prestação de serviços da TopBus+, por meio da demanda reprimida, visto que elevaria o nível de consciência dos usuários não ativos durante a aplicação dos questionários de pesquisa. Palavras-chave: Transporte. TopBus+. Mobilidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTOR RAFAEL FALTA_compressed.pdf530.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.