Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/203
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães, Tiago de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T18:59:17Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02T18:59:17Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Criatividade e educação / Tiago Magalhães. - 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/203 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Análise do Comportamento | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Criatividade e educação. | pt_BR |
dc.title.alternative | Coordenação de Iniciação Científica, Monitoria e Extensão Curso de (Psicologia) | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente projeto tem a pretensão de utilizar o conhecimento analítico-comportamental para desenvolver estratégias de intervenção voltadas ao ensino em sala de aula. Por meio da análise funcional do comportamento de alunos e professores no ambiente de aprendizagem, percebemos que o processo de extinção é central para explicar o caráter aversivo do ambiente acadêmico. Os ambientes de aprendizagem costumam ser desagradáveis porque, em muitos momentos, se requer que o aluno compreenda assuntos que estão além das possibilidades de seu repertório. Essa condição é inevitável, já que o objetivo é justamente expandir o conhecimento do aluno. É possível, contudo, formular estruturas de apresentação do conteúdo e sequências de exercícios que tornem a frustração menos intensa, por meio da programação cuidadosa dos passos a serem seguidos para cada assunto. O método da triangulação conceitual, desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019, é um modelo esquemático de planejamento das condições de ensino, adaptado inicialmente para a disciplina Análise Experimental do Comportamento. Pelo que sugerem os feedbacks fornecidos pelos alunos que assistiram aulas formuladas segundo esse modelo, a prática parece ser efetiva. Ela demanda, contudo, aprimoramento, o que demanda a elaboração de um volume maior de exercícios e sua testagem empírica. Os participantes deste grupo de extensão terão a oportunidade utilizar o referencial teórico da Análise do Comportamento para avaliar e planejar práticas de ensino que contribuirão diretamente para a aprendizagem dos alunos de Análise Experimental do Comportamento e, potencialmente, para alunos de disciplinas para as quais esse método pode vir a ser adaptado. Palavras-chave: educação; análise do comportamento; ensino superior; didática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_Extensão - Educação e Criatividade_Tiago Magalhães.pdf | 198.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.