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dc.contributor.authorSalles, Yasmin Lopes-
dc.date.accessioned2023-04-25T17:09:04Z-
dc.date.available2023-04-25T17:09:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRegulação emocional e autoeficácia parental em mães, pais ou responsáveis de crianças autistas / Yasmim Salles. - 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/145-
dc.description.abstractEmotional Regulation and Self-Efficacy in parents and guardians of autistic children are necessary due to the numerous changes in the family context. The main objective of the present study was to analyze the relationship between emotional regulation and parental self-efficacy in the parents/guardians of children with autism. For this purpose, an Ex post facto correlational design was used, focusing on parental self-efficacy and emotional regulation in parents or guardians of children with autism. Participants were 121 parents or guardians of children with autism. A sociodemographic questionnaire, the Difficulties of Emotional Regulation Scale and the Self-efficacy Scale were used. The results indicated that there were no significant differences between parents with one or two autistic children regarding emotional regulation and self-efficacy. Additionally, it was found that self-efficacy was negatively correlated with emotional dysregulation and with the degree of autism in children; on the other hand, no significant correlations were found between the degree of autism and emotional dysregulation. Based on these findings, the importance of investigating possible constructs that contribute to understanding and supporting the role of caregivers is highlighted. Keywords: Self-efficacy. Emotional Regulation. Autism. Parenting. Emotional aspects.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectRegulação Emocionalpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subjectAspectos emocionaispt_BR
dc.titleRegulação emocional e autoeficácia parental em mães, pais ou responsáveis de crianças autistas.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoA Regulação Emocional e Autoeficácia em pais e responsáveis de crianças autistas são necessárias devido às inúmeras mudanças no contexto familiar. O objetivo geral do presente estudo foi analisar a relação entre regulação emocional e autoeficácia parental no funcionamento de pais ou responsáveis de crianças com autismo. Para tanto, contou-se com um delineamento correlacional, do tipo Ex post facto, no qual as variáveis de interesse foram autoeficácia parental e regulação emocional em pais ou responsáveis de crianças com autismo. A amostra foi composta por 121 pais ou responsáveis de crianças com autismo. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, a escala de Dificuldades de Regulação Emocional e a Escala de Autoeficácia. Os resultados indicaram não haver diferenças significativas entre pais com um ou dois filhos autistas quanto à regulação emocional e a autoeficácia. Adicionalmente, verificou-se que a autoeficácia se correlacionou negativamente com a desregulação emocional e com o grau de autismo das crianças; em contrapartida, não foram verificadas correlações significativas entre o grau de autismo e a desregulação emocional. A partir desses achados, salienta-se para a importância de investigar possíveis construtos que contribuam com a compreensão e suporte da função de cuidadores. Palavras-chave: Autoeficácia. Regulação Emocional. Autismo. Parentalidade. Aspectos emocionais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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