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dc.contributor.authorBeserra, Ana Beatriz Sousa-
dc.date.accessioned2024-02-28T18:57:56Z-
dc.date.available2024-02-28T18:57:56Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOs impactos psicossociais do processo de adaptação em estudantes de nível superior migrantes do interior do Estado do Ceará. / Ana Beatriz - 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/349-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the psychosocial impacts arising from the adaptation process on students from Higher Education Institutions (HEIs) who are migrants from the interior of the State of Ceará. The specific objectives were: 1. Characterize the challenges faced in the transition to higher education, 2. Describe the student migration process in this context and 3. Identify the psychosocial implications arising from this process. The study was conducted based on qualitative and exploratory research. When addressing the challenges in the transition, the rupture of the high school coexistence cycle stands out, highlighting feelings of incapacity and lack of repertoire faced by students. The research emphasized the importance of the support network and addressed specific challenges related to changing reality, including transportation, public safety, financial difficulties and adaptation to the urban structure. With regard to the student migration process, fundamental aspects were explored, providing a holistic understanding of the phenomenon. In terms of psychosocial implications, the research addresses topics such as adaptive stress, culture shock and financial difficulties. The factors that influence the mental health of migrant students were discussed. The study provided a comprehensive overview of the factors that impact the experience of migrant students. The findings suggest the practical applicability of these results, guiding potential specific support programs and contributing to the promotion of a transition without major impacts and a more inclusive academic environment. For future research, it is recommended that studies be carried out to analyze changes over time in psychosocial adaptation and a more in-depth investigation of effective intervention strategies to mitigate the impacts identified.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectTransiçãopt_BR
dc.subjectMigração Estudantilpt_BR
dc.titleOs impactos psicossociais do processo de adaptação em estudantes de nível superior migrantes do interior do Estado do Ceará.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os impactos psicossociais decorrentes do processo de adaptação em estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) migrantes do interior do Estado do Ceará. Os objetivos específicos foram: 1. Caracterizar os desafios enfrentados na transição para o ensino superior, 2. Descrever o processo de migração estudantil nesse contexto e 3. Identificar as implicações psicossociais oriundas desse processo. O estudo foi conduzido com base na pesquisa qualitativa e de caráter exploratório. Ao abordar os desafios na transição, destacam-se a ruptura do ciclo de convivência do ensino médio, evidenciando sentimentos de incapacidade e falta de repertório enfrentados pelos estudantes. A pesquisa enfatizou a importância da rede de apoio e abordou desafios específicos relacionados à mudança de realidade, incluindo locomoção, segurança pública, dificuldades financeiras e adaptação à estrutura urbana. No que diz respeito ao processo de migração estudantil, foram explorados aspectos fundamentais, proporcionando uma compreensão holística do fenômeno. Já nas implicações psicossociais, a pesquisa aborda temas como estresse adaptativo, choque cultural e dificuldades financeiras. Foram discutidos os fatores que influenciam a saúde mental dos estudantes migrantes. O estudo proporcionou uma visão abrangente dos fatores que impactam a experiência dos estudantes migrantes. As descobertas sugerem a aplicabilidade prática desses resultados, orientando potenciais programas de suporte específicos e contribuindo para a promoção de uma transição seja sem grandes impactos e um ambiente acadêmico mais inclusivo. Para futuras pesquisas, recomenda-se, a realização de estudos para analisar as mudanças ao longo do tempo na adaptação psicossocial e uma investigação mais aprofundada de estratégias de intervenção eficazes para mitigar os impactos identificados.pt_BR
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