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dc.contributor.authorOliveira, Sara Maria Dias de-
dc.date.accessioned2024-02-26T11:39:08Z-
dc.date.available2024-02-26T11:39:08Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationAtendimento educacional especializado e seu impacto no desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens com autismo / Sara Oliveira. - 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/311-
dc.description.abstractThe disorder is an autistic syndrome that is characterized as an inherent disability to the individual, such individuals are focused on aspects of specific interests, repetitions of body movements and verbal expressions. The present work presents how specialized educational assistance (AEE) acts in the lives of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and in the role of identifying, developing and organizing pedagogical practices that contribute to the participation, accessibility of all students, in order to validate their differences and needs. It aims to analyze special education practices aimed at the development of young people with autism and to discuss their impact on the lives of families of children and adolescents with ASD. A methodological basis was used, the content analysis of qualitative data called Bardin Content Analysis, which is related to the collection of data on the questions present in the interview carried out with professionals who accompany students with ASD and with the families of these children and young people, in that the research setting was CREAECE. Semi-structured interviews were used as data collection instruments. The interviews were conducted with (04) professionals, (02) being psychologists who assist children with ASD and with the families of these children and young people. The importance of individualized follow-up dedicated to young people and their family members responsible for domestic care is observed. The knowledge and understanding of parents and guardians regarding the diagnosis, as well as the domestic continuity of the stimulation initiated by professionals, favors the progress and evolution of students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectAEEpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado e seu impacto no desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens com autismo.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoO transtorno como uma síndrome autística que se caracteriza como uma incapacidade inerente ao indivíduo, tais indivíduos são focados em aspectos de interesses específicos, repetições de movimentos do corpo e expressões verbais. O presente trabalho apresenta sobre como atendimento educacional especializado (AEE) atua na vida de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e no papel de identificar, desenvolver e organizar práticas pedagógicas que contribuam para a participação, acessibilidade de todos os alunos, a fim de validar suas diferenças e necessidades. Objetiva analisar as práticas de educação especial voltadas ao desenvolvimento de jovens com autismo e discute-se o impacto delas na vida de famílias de crianças e adolescentes com TEA. Utilizou-se uma base metodológica, a análise de conteúdo de dados qualitativos chamada Análise de conteúdo Bardin, que está relacionada ao levantamento de dados sobre as indagações presentes na entrevista feita aos profissionais que acompanham alunos com TEA e ao familiares dessas crianças e jovens, em que o cenário de pesquisa foi o CREAECE. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada, as entrevistas foram realizadas com (04) entrevistados, sendo (02) psicólogas que atendem crianças com TEA e com os familiares dessas crianças e jovens. Observa-se a importância do acompanhamento individualizado dedicado aos jovens e a seus familiares responsáveis pelo cuidado doméstico. O conhecimento e entendimento dos pais e responsáveis referente ao diagnóstico, assim como a continuidade doméstica da estimulação iniciada pelos profissionais favorece o progresso e evolução dos alunos. Palavras-chave: Creaece 1. TEA 2. AEE 3. Família 4. Educação 5.pt_BR
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