Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chaves, Samara Soares de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T11:28:09Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T11:28:09Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Idealização da maternidade e vivências subjetivas das mulheres: análise fílmica do filme “a filha perdida” / Samara Chaves. - 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/309 | - |
dc.description.abstract | The functions of the woman's social place are crossed by expectations created mainly from a historically conceptualized narrative, by beliefs about models to be followed, among them, motherhood. In this context, the present study aimed to analyze the relationship between the idealization of motherhood and subjective feelings through the filmic analysis of the cinematographic representation of the film "The lost daughter". Thus, the methodology used in the present work was based on a film analysis, using content analysis as data analysis, where the film is considered as a story. The film used addresses in its plot issues related to motherhood, women's experience, family, marriage, career and resignation. With this, it was possible to conclude during the analyzes that the film “The lost daughter” is a tool for reflection about new possibilities and meanings about concepts that lead to observe patterns, so that they can break them, mainly referring to motherhood. With this, the film serves as an expositor of latent contents in society, standing out as an instrument that can give voice to women's experiences, which are sometimes silenced, or do not have space and social legitimacy for their suffering. Keywords: Maternity. Women. Subjectivity. Film Analysis | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Ari de Sá | pt_BR |
dc.subject | Maternidade | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Análise Fílmica | pt_BR |
dc.title | Idealização da maternidade e vivências subjetivas das mulheres: análise fílmica do filme “a filha perdida”. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | As funções do lugar social da mulher são atravessadas por expectativas criadas principalmente de uma narrativa historicamente conceituada, por crenças sobre modelos a serem seguidos, dentre elas, a maternidade. Baseado nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a idealização da maternidade e os impactos subjetivos através da análise fílmica da representação cinematográfica do filme "A filha perdida". Dessa forma, a metodologia utilizada no presente trabalho teve como base uma análise fílmica, tendo como análise de dados a análise de conteúdo, onde se considera o filme como um relato. O filme utilizado, aborda em seu enredo questões relacionadas à maternidade, vivência da mulher, família, casamento, carreira e renúncia. Com isso, foi possível concluir durante as análises que o filme “A filha perdida” é uma ferramenta de reflexão a respeito de novas possibilidades e sentidos sobre conceitos que levam a observar padrões, para que assim possa rompê-los, principalmente referente a maternidade. Com isso, o filme serve como expositor de conteúdos latentes na sociedade, destacando-se como um instrumento que possa dar voz a vivências das mulheres, que por vezes são silenciadas, ou não tem espaço e legitimação social para o seu sofrimento. Palavras-chave: Maternidade. Mulher. Subjetividade. Análise Fílmica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SAMARA FALTA PEQ.pdf | 245.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.