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dc.contributor.authorLima, Lia Sarah do Vale-
dc.date.accessioned2024-02-22T14:11:31Z-
dc.date.available2024-02-22T14:11:31Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationO lúdico como recurso no preparo psicológico de cirurgias pediátricas / Lia Lima. - 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/293-
dc.description.abstractThe need for surgical intervention added to hospitalization can trigger high levels of stress in children, making it difficult for them to adhere to treatment. In the psychological clinic, playful resources can help the professional to better understand the needs of children, enabling more assertive interventions. However, in hospitalization, the setting is the hospital environment itself with medications, health team, large movement of people and medical devices, which ends up limiting the use of play. In this context, the present study aimed to investigate the benefits of ludic intervention in the psychological preparation of pediatric surgeries. It is a field research, with a qualitative approach, of the descriptive type. The study was carried out at a reference pediatric hospital in the public health network in the State of Ceará, from October to November 2022. Semi-structured interviews were applied to 05 children between 07 and 11 years old, who underwent elective surgical procedures, accompanied by their respective mothers. The main results of the study pointed to difficulties in adapting to the hospital, doubts, fears and fantasies related to performing the surgery. The use of adaptive and coping playful resources based on the children's creativity was also evidenced, which, in turn, reported little or no playful intervention by professionals. Considering the therapeutic aspects of the bond with the health team throughout the treatment, in order to establish more effective communication and make this process less frightening for pediatric patients, it is concluded that it is necessary to develop multidisciplinary ludic interventions aimed at the psychological preparation of children undergoing surgery. Keywords: Pediatric Psychology. Hospitalization. Child Health. Playfulness. Elective surgical procedures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectPsicologia Pediátricapt_BR
dc.subjectHospitalizaçãopt_BR
dc.subjectSaúde da Criançapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectProcedimentos cirúrgicos eletivospt_BR
dc.titleO lúdico como recurso no preparo psicológico de cirurgias pediátricas.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoRESUMO: A necessidade de intervenção cirúrgica somada a hospitalização pode desencadear elevados níveis de estresse nas crianças, tornando difícil a sua adesão ao tratamento. Na clínica psicológica, os recursos lúdicos podem auxiliar o profissional a compreender melhor as necessidades das crianças, possibilitando intervenções mais assertivas. Entretanto, na hospitalização, o setting é o próprio ambiente hospitalar com medicamentos, equipe de saúde, grande movimento de pessoas e aparelhos médicos, o que acaba por limitar o uso do lúdico. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar os benefícios da intervenção lúdica no preparo psicológico de cirurgias pediátricas. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. O estudo foi realizado em um hospital pediátrico de referência na rede pública de saúde no Estado do Ceará, no período de outubro a novembro de 2022. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas em 05 crianças entre 07 a 11 anos de idade, submetidas à procedimentos cirúrgicos eletivos, acompanhados por suas respectivas mães. Os principais resultados do estudo apontaram para as dificuldades de adaptação hospitalar, dúvidas, medos e fantasias voltadas a realização da cirurgia. Também foi evidenciada a utilização de recursos lúdicos adaptativos e de enfrentamento baseados na criatividade das crianças, que por sua vez, relataram pouca ou nenhuma intervenção lúdica por parte dos profissionais. Assim, considerando os aspectos terapêuticos da vinculação com a equipe de saúde ao longo do tratamento, no intuito estabelecer comunicação mais efetiva e tornar este processo menos amedrontador aos pacientes pediátricos, conclui-se que é necessário elaborar intervenções lúdicas multiprofissionais voltadas ao preparo psicológico de crianças submetidas a cirurgia. Palavras-chave: Psicologia Pediátrica. Hospitalização. Saúde da Criança. Ludicidade. Procedimentos cirúrgicos eletivos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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