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dc.contributor.authorMagalhães, Tiago de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-05-02T18:59:17Z-
dc.date.available2023-05-02T18:59:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCriatividade e educação / Tiago Magalhães. - 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/203-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do Comportamentopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleCriatividade e educação.pt_BR
dc.title.alternativeCoordenação de Iniciação Científica, Monitoria e Extensão Curso de (Psicologia)pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.resumoO presente projeto tem a pretensão de utilizar o conhecimento analítico-comportamental para desenvolver estratégias de intervenção voltadas ao ensino em sala de aula. Por meio da análise funcional do comportamento de alunos e professores no ambiente de aprendizagem, percebemos que o processo de extinção é central para explicar o caráter aversivo do ambiente acadêmico. Os ambientes de aprendizagem costumam ser desagradáveis porque, em muitos momentos, se requer que o aluno compreenda assuntos que estão além das possibilidades de seu repertório. Essa condição é inevitável, já que o objetivo é justamente expandir o conhecimento do aluno. É possível, contudo, formular estruturas de apresentação do conteúdo e sequências de exercícios que tornem a frustração menos intensa, por meio da programação cuidadosa dos passos a serem seguidos para cada assunto. O método da triangulação conceitual, desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019, é um modelo esquemático de planejamento das condições de ensino, adaptado inicialmente para a disciplina Análise Experimental do Comportamento. Pelo que sugerem os feedbacks fornecidos pelos alunos que assistiram aulas formuladas segundo esse modelo, a prática parece ser efetiva. Ela demanda, contudo, aprimoramento, o que demanda a elaboração de um volume maior de exercícios e sua testagem empírica. Os participantes deste grupo de extensão terão a oportunidade utilizar o referencial teórico da Análise do Comportamento para avaliar e planejar práticas de ensino que contribuirão diretamente para a aprendizagem dos alunos de Análise Experimental do Comportamento e, potencialmente, para alunos de disciplinas para as quais esse método pode vir a ser adaptado. Palavras-chave: educação; análise do comportamento; ensino superior; didática.pt_BR
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