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dc.contributor.authorMagalhães, Tiago de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-05-02T17:39:44Z-
dc.date.available2023-05-02T17:39:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationDiscriminação de formatos: estudo piloto com ratos / Tiago Magalhães. - 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/190-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectAnálise do Comportamentopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectResponder Relacionalpt_BR
dc.subjectEquivalência de Estímulospt_BR
dc.subjectFormatopt_BR
dc.titleDiscriminação de formatos: estudo piloto com ratos.pt_BR
dc.title.alternativeCoordenação de Iniciação Científica, Monitoria e Extensão Curso de (Psicologia)pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.resumoEste projeto, fundamentado no referencial teórico da Análise do Comportamento, delineia uma pesquisa preliminar sobre a capacidade de discriminação de formato em ratos. Será empregado o método experimental, seguindo o delineamento de sujeito único. Quatro ratos (Rattus Norvegicus) machos com aproximadamente oito meses de idade, serão submetidos a um treinamento discriminativo com o objetivo de diferenciar os formatos (esférico ou quadrado) de miçangas atadas a cordões. Inicialmente, as respostas de puxar o cordão serão ensinadas por meio da técnica de modelagem. Na segunda fase, será realizado o treino discriminativo propriamente dito, em que os sujeitos receberão o reforço apenas se puxarem o cordão atado a uma miçanga de formato específico. Cumprido o critério de encerramento do treino discriminativo – a obtenção de um índice discriminativo de no mínimo 0,85 durante três sessões seguidas – deve-se proceder ao treino de discriminação condicional de identidade, em que os sujeitos devem aprender a puxar os cordões atados a miçangas iguais de mesmo formato. Caso os resultados sejam positivos, esse delineamento pode ser uma boa opção para o estudo de discriminação condicionais em ratos, oferecendo uma alternativa viável aos delineamentos tradicionais, que utilizam estímulos visuais e auditivos. Palavras-chave: análise do comportamento; discriminação; responder relacional; equivalência de estímulos; formato.pt_BR
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