Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Waleska Vieira-
dc.date.accessioned2023-04-25T17:14:09Z-
dc.date.available2023-04-25T17:14:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationImpactos da educação parental no desenvolvimento sócio emocional da criança / Waleska Lopes. - 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.faculdadearidesa.edu.br/jspui/handle/hs826/146-
dc.description.abstractParental education and its effects on children's behavior makes room for researchers interested in understanding parenthood and its implications in child development. Parenting styles or parental practices were associated with the theme of this work whose objective was to investigate, analyze and understand the effects of parental education on the socioemotional and moral development of children in the acquisition of socially accepted behavior. Through a integrative literature review, concepts such as parenthood, childhood, socio-emotional development, among others aligned with the theme, were explained. The methodological path started from the search in the BDTD, Scielo, Pepsic and VHL psychology brazil databases, considering the descriptors that were correlated with the theme. It was highlighted that negative parental practices showed a relationship around children's behavior problems and the rigidity of parents considered as authoritarian associated with the model where control and discipline are maintained through punishment. The results reinforced the relevance to broaden the view on the actions of parents recognizing that there is much to be done around the task of educating. Keywords: Parental practices. Parenting styles. Parenting. Child development. Behaviour.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Ari de Sápt_BR
dc.subjectPráticas parentaispt_BR
dc.subjectEstilos parentaispt_BR
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.titleImpactos da educação parental no desenvolvimento sócio emocional da criança.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoA educação parental e seus efeitos no comportamento das crianças abre espaço para pesquisadores interessados em compreender a parentalidade e suas implicações no desenvolvimento infantil. Os estilos parentais ou as práticas parentais foram termos associados a temática desse trabalho cujo objetivo foi investigar, analisar e compreender os efeitos da educação parental no desenvolvimento sócio emocional e moral das crianças na aquisição de um comportamento socialmente aceito. Através de uma revisão integrativa de literatura foram explanados conceitos como parentalidade, infância, desenvolvimento sócio emocional dentre outros alinhados ao tema. O percurso metodológico partiu da busca nas bases de dados BDTD, Scielo, Pepsic e BVS psicologia brasil, considerando os descritores que tivessem correlação com o tema. Destacou-se que as práticas parentais negativas demonstraram relação em torno de problemas de comportamento das crianças e a rigidez dos pais tidos como autoritários associada ao modelo onde o controle e a disciplina são conservados através da punição. Os resultados reforçaram a relevância para ampliar o olhar sobre a atuação dos pais reconhecendo que há muito a ser feito em torno da tarefa de educar. Palavras-chave: Práticas parentais. Estilos parentais. Parentalidade. Desenvolvimento infantil. Comportamento.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALESKA.pdf232.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.